Entrevista com Retroavengers

CA – Como surgiu a ideia de uma plataforma reprodutora de conteúdo das antigas edições de revistas especializadas em games de jogadores para jogadores e como foi o início da empreitada?

Retro Avengers – Em 2008 eu conheci o site americano www.retromags.com e baixei a coleção deles da Revista Official Sega Saturn Magazine. Fiquei maravilhado com a qualidade da revista digital e percebi como aqui no Brasil as revistas não eram digitalizadas de maneira adequada. Daí, em 2001, eu (evil_arthas), entrei em contato com o crimsonphoenix e depois de uma breve conversa, começamos o retroavengers.

CA – Quantas pessoas atualmente trabalham no blog e qual o nível de estresse gerado no grupo?

Retro Avengers – Atualmente temos 5 membros ativos no grupo. Não há estresse, pois cada um ajuda da forma que pode, no seu tempo livre, não há pressão por produção.

CA – Existe algum tipo de edição especial mais pedida pelos jogadores tipo Jogo X, console bola, revista da editora A?

Retro Avengers – Não. Cada um tem a sua revista preferida e recebemos diversos pedidos. Vamos atendendo de acordo com as nossas possibilidades. Pedido de doador sempre vai na frente, mas normalmente preferimos deixar que o editor escolha qual revista ele quer editar.

CA – A Retro Avengers já teve problema com alguma editora ou elas te apóiam?

Retro Avengers – Sim, tivemos. Quando fizemos a edição digital da Old! Gamer nº 01. A revista já tinha 3 anos de lançada, muita gente tava pedindo e não sabíamos da intenção da Editora Europa de lançar a versão digital. Recebemos um e-mail com uma reclamação do Humberto Martins e retiramos o link do ar. Não temos intenção de atrapalhar o mercado editorial de revistas de games do Brasil.

CA – Com o atual nível de informação e operacional de vocês, qual a possibilidade lançarem a sua própria revista digital?

Retro Avengers – Nenhuma até o momento. O nosso papel é preservar a memória das revistas de games lançadas no Brasil.

CA – Quais os efeitos do blog sobre a comunidade de jogadores brasileiros?

Retro Avengers – Infelizmente não posso responder essa questão, pois não saberia o que dizer, mas sempre recebemos mensagens de estímulo a elogios por conta do nosso trabalho. Espero que os retrogamers estejam gostando do que estamos fazendo.

CA – Como vocês avaliam o atual mercado nacional de games?

Retro Avengers – O mercado cresceu bastante a partir da instalação das empresas por aqui. Acredito que a tendência é crescer mais ainda. O formato de distribuição digital de games e a popularização da banda larga tem ajudado muito nesse processo.

CA – Especializada em games antigos, esses lançados nos tempos de outrora, quando a arte da boa narração e da perfeita jogabilidade valia alguma coisa, qual a sincera e relevante opinião da Retro Avengers sobre produções de jogos atuais como “Minecraft” e sobre as palavras ufanistas de muitos blogueiros e youtubers que bradam em alto som que esse jogo é “o melhor do mundo”?

Retro Avengers – Cada época tem sua característica. Eu sou suspeito pra falar por ser retrogamer. Nunca joguei Minecraft, logo não posso dizer se o jogo é bom ou ruim, mas acredito que isso é mais a opinião de cada um mesmo.

CA – Como funciona a captação de recursos para manter o site sendo que vocês não vendem as revistas e como os leitores podem contribuir?

Retro Avengers – Nunca recebemos dinheiro de ninguém e espero que nunca precisemos fazer isso. O que recebemos são doações de revistas e de espaço para a hospedagem do blog e seus arquivos.

CA - Qual é a oportunidade que está faltando a Retro Avengers?

Retro Avengers – O que nos falta é mais tempo disponível pra produzir mais. As rotinas do quotidiano muitas vezes não deixam espaço para esse trabalho, que é voluntário.

http://www.retroavengers.com.br/

Caliel Alves
Enviado por Caliel Alves em 14/11/2016
Reeditado em 25/01/2018
Código do texto: T5822993
Classificação de conteúdo: seguro