Entrevista - Thiago Rocha (Oficial - Apresentador Rede TV)

Hoje temos a honra de entrevistar para o site recanto das letras o Apresentador e Jornalista da Rede TV, Thiago Rocha, que tem se destacado cada vez mais no cenário artístico nacional com seu programa "Tá Sabendo" e comentarista do programa "A Tarde é Sua", ambos da Rede TV.

Thiago, antes de tudo é um prazer poder entrevistar você para o site recanto das letras.

1-Thiago, você já foi "feirante", um início promissor ao estilo Sílvio Santos, que começou como "camelô", como foi essa época de "feirante" para você?

R- Minha família sempre teve a feira como meio de subsistência. Meu avô, filho de imigrantes italianos trabalhou como sapateiro e posteriormente viu na feira seu novo trabalho como funcionário. Meu tio, tem barraca de frutas até hoje e foi lá em ué comecei, ainda muito pequeno a trabalhar primeiramente aos finais de semana. Já vendi tempero na feira. Eu mesmo é quem fazia as cartelas e percorria a feira em busca de clientes.

2-Você passou pela Rádio 89FM, como foi a experiência? Somente atender telefonemas?

R- Ah, você tem que começar de algum jeito, né? Eu não saía do posto do CIEE dentro da faculdade que é um intermediário entre os estudantes e as empresas que precisam de estagiário. Uma hora apareceu a vaga e lá fui eu para entrevista. Fiquei quase um ano ali. Tive uma chefe maravilhosa. Regina fez a diferença na minha estada na 89FM, mas percebi que meu negócio não era ficar apenas no bastidor. A comunicação estava nas minhas veias e fui buscar outras experiências.

3-Você teve o privilégio de ser um dos primeiros apresentadores na internet com a allTV, em 2002, qual foi o maior desafio na época?

R- Foi engrandecedor. Imagina só que estamos falando de um tempo que só existia conexão discada, não existia YouTube e nem vídeo na web. A allTV foi uma casa que me recebeu de braços abertos e me estimulou. Uma pena que ela não se inovou e ficou no meio do caminho. Muita gente bacana passou por ali.

4-Qual celebridade na época de sua passagem no AOL, te deu mais trabalho para conseguir contato, porém que tenha feito você muito feliz com o resultado final fazendo valer a pena?

R- Acho que o Datena. Jornalista não é muito de dar entrevistas e conseguir espaço na agenda dele para ir até o nosso estúdio foi complicado, mas valeu a pena. Carena é um dos grandes comunicadores da nossa TV e vale qualquer esforço para estar frente a pessoas como ele.

5-Como foi sua infância e como surgiu o interesse pelo jornalismo?

R- Minha infância foi numa família classe média. Minha mãe sempre trabalhou fora para prover o melhor pra nós com estudo e educação. Fui criado pela minha tia e minha avó já que minha mãe passava a maior parte do tempo fora. Brinco falando que tive 3 mães. Elas foram essenciais na minha vida. Desde pequeno eu sempre me fascinei pela comunicação. Eu desmontava a sala de casa e fazia ali o meu show. Minha mãe sempre ficava no sofá me assistindo. Pegava as roupas de adultos e vestia, claro sempre com um microfone na mão. Claro que eu tive aquele gravador chamado "Meu Primeiro Gradiente". Carregava-o para cima e para baixo e acredito que dessas experiências tudo foi aflorando.

6-Como é trabalhar na Rede TV,uma emissora como o SBT com muitas pessoas da mesma família envolvidas no canal, como a Luciana, o Marcelo e a Daniela? Como é sua relação com eles?

R- Eu sempre falo para as pessoas que chegam na RedeTV! que se elas foram 50% do que sou feliz na RedeTV! elas serão muito felizes. A RedeTV! é verdadeiramente uma família, as pessoas se ajudam e fazem o possível e o impossível para colaborar com você e esse é o grande barato da televisão. Ninguém faz nada sozinho. O trabalho é coletivo. Sobre o Marcelo e a Daniela os vejo pouco. Os horários que eles estão na RedeTV! são diferentes dos meus, mas são sempre gentis quando a gente se encontra. Já a Luciana Gimenez sou suspeito em falar. Me atura há mais de uma década no Superpop. Essa evidentemente vejo com mais frequências graças aos convites para participar do programa. Sou muito grato pela amizade que tenho com ela. Luciana é uma pessoa muito querida.

7-Como surgiu a ideia de ter um programa só seu e qual o motivo do nome "Tá Sabendo" ?

R- Logo que o MuitoShow saiu do ar, o Denis Salles, que voltou a RedeTV! para me dirigir no Tá Sabendo? apresentou um projeto para a direção artística da emissora que permitiu que gravássemos um piloto. O projeto foi aprovado no mês seguinte pelos acionistas mas não saiu do papel. Quando o Elias Abrão assumiu a Superintendêcia Artística da RedeTV! ele me chamou na sala dele e perguntou se eu topava o desafio. Topei na hora. Foi um dos dias mais felizes da minha vida.

8-Qual foi a maior "Saia Justa" que você já teve?

R- Olha, na minha época de Rede Record comi uma mosca ao vivo. Estava no Programa da Tarde e uma mosca entrou. Pra não fazer feio no ar, fingi que nada aconteceu e prossegui. (Risos)

9-Donald Trump Ou Bolsonaro?

R- Difícil hein? Eu passo.

10-Como foi entrevistar esse "Mito" da televisão Sílvio Santos? Se sentiu pressionado?

R- Silvio é um mito. Sempre fui fã e sempre soube da sua aversão a entrevistas por ser muito reservado. Quando cheguei na produção e me falaram: olha, você vai entrevistar o Silvio Santos pensei "vocês estão loucos". Pra não discordar, fui lá e para minha surpresa, um dia antes do seu aniversário de 85 anos ele me recebeu como se já tivéssemos nos conhecidos. Um ano depois fui contar fofocas pra ele na frente do Salão do Jassa é mais uma vez ele me surpreendeu com sua gentileza e carisma. Sou um sujeito privilegiado. Estar com o maior apresentador do Brasil, e ser recebido com tamanha simpatia mesmo que por poucos minutos, me fez pensar que valeu a pena todo meu esforço e meu sonho de trabalhar na TV.

11-Qual país sonha em conhecer?

R- Sonho em conhecer a Espanha, mais exatamente a cidade de Granada onde minha avó nasceu e infelizmente não conseguiu voltar. Hoje, graças a Deus e graças ao meu trabalho eu posso ir. Só me falta tempo. O Tá Sabendo? é ao vivo e de segunda à sexta às 9h30 da manhã!

12-Para quem você não tiraria o chapéu?

R- Não tiro o chapéu para o Flavio Prado, que é um cara totalmente diferente do que o vemos na TV. Em uma das minhas passagens pela TV Gazeta trabalhei com a Claudete Troiano e o Flavio tinha um quadro de esportes após o meu. Dividíamos o mesmo ponto auricular. Eu saia, ele usava o mesmo aparelho. Saia do ar e o cumprimentava com um bom dia. Esse senhor sequer olhava na minha cara para responder. Educação parece ser um dom fora de moda para algumas pessoas, infelizmente.

13-Uma frase que defina o Thiago?.

R- Deus está restando sua paciência para depois reverenciar o seu talento.

14-A Rede TV é melhor, igual ou pior que a Rede Manchete?

R- Muito melhor.

15-Você é o novo Nelson Rubens?

R- Isso pra mim é um grande elogio, mas ninguém conseguirá ser o novo Nelson Rubens. Nelson Rubens só tem um. Ele virou um grande ícone do comunismo. Ele é daqueles que já não tem mais emissora. Ele é do Brasil. Veja o Faustão no programa dele, vira e mexe ele fala do Nelson, Geraldo Luiz a mesma coisa. Silvio idem. Quero sim ter uma carreira tão longeva e bem sucedida como a do Nelson. Nos bastidores eu o chamo de professor.

16-Sua grande experiência antes do "Tá Sabendo" foi o Ratinho?

R- Sim. Ratinho é sem duvida nenhuma um cara que faz a diferença na TV. Trabalhamos juntos pouco menos de um ano, mas suficiente para conhecer um dos caras mais generosos com quem trabalhei. Trabalhar com o Ratinho é uma escola. Não tem nada combinado. É tudo expontâneo e você tem que estar atento o tempo todo.

17-Como você avalia a situação das TV´S abertas no país,muitas tem de vender horários a infomerciais e igrejas, você acredita que o governo deveria ajudar as emissoras gratuitas ?

R-, Olha, é difícil equalizar o poder das tvs. Mais de 60% de toda a publicidade destinada fica nas mãos da Globo, que é uma excelente emissora e não a toa detém o segundo lugar do ranking das melhores emissoras de TV no mundo. Mas a fatia publicitária é muito desigual, afinal de contas temos a Rede Record, o SBT, a RedeTV!, a Band, a Gazeta, a Cultura e tantas outras emissoras que precisam se reinventar para conseguir honrar seus compromissos. Acho que o mercado publicitário deveria olhar com outros olhos para as outras emissoras. Existem excelentes profissionais em todas elas.

18-Quais os planos para o futuro? Sonha apresentar um programa de auditório?

R- Esse é o meu sonho. Mas não é o momento. A TV viu extinguir programas deste tipo. TV é sazonal. Hoje não é o momento para um programa musical. Infelizmente o público não quer a música na TV agora.

19-Qual pessoa ou personalidade você mais admira em todo o mundo?

R- Silvio Santos, sem duvida.

Agradeço demais a Thiago Rocha, apresentador da Rede TV, a rede que mais cresce no país.. Desejo sorte e sucesso. Parabéns a todos da Família Rede TV e a esta simpatia em pessoa..

Helládio Holanda
Enviado por Helládio Holanda em 05/02/2017
Código do texto: T5903775
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.