EXEMPLOS DE MULHERES DA BÍBLIA/ Jogral

Jogral

1.2. Mulher cristã.

Todas. É chegado a hora de servimos ao Mestre.

3.4.5. O Senhor nos convida.

6.7. Nos capacita,

1.2. E espera que façamos a sua obra.

3. Desde os primórdios, Deus tem chamado

4. Mulheres para o serviço do seu Reino.

5. Foram milhares e milhares,

6. Que estavam prontas

7. Que disseram sim.

Todas. Que obedeceram.

1.2. Não questionaram,

3.4. Não se esquivaram,

5.6. Não temeram,

Todas. Simplesmente obedeceram.

7. Em Qualquer lugar,

1.2. Em Qualquer situação,

3.4. Não diziam “não”

Todas. Simplesmente obedeciam.

5. As mulheres do passado são exemplo, como veremos a seguir:

(Entram as personagens caracterizadas, trazendo faixas que identifique as qualidades de cada uma)

ANA - Oração - Dedicando-se a oração – Semelhante a profetiza Ana. A Bíblia nos diz que ela era uma viúva. Viveu com seu marido, apenas sete anos. Podemos imaginar sofrimento de Ana, os dias tristes e sombrios que ela teve que enfrentar. Sendo uma serva de Deus, certamente, ela depositou no altar do Senhor todos estes sentimentos e pediu a Ele o Seu conforto. Mesmo idosa com quase 84 anos, fielmente servia ao Senhor no templo, orando e jejuando;

Orar faz bem à nossa alma. Orar agrada a Deus. Sejamos mulheres de oração firmes e fortes como a profetisa Ana.

“ Vigiai, portanto, em todo o tempo, orando, para que possais escapar de todos estes eventos que estão para acontecer, e apresentar-vos em pé diante do Filho do homem”.Lucas 21.36

JOQUEBEDE -Confiança - Tendo confiança em Deus – Semelhante a Joquebede que desafiou as leis do malvado Faraó. Ela escondeu seu filhinho Moisés por três meses, confiando no poder de Deus Poderoso, que preservou a vida do menino. Moisés foi escolhido por Deus, para ser o libertador do povo Hebreu da escravidão no Edito.

Em ti, SENHOR, confio; nunca seja eu confundido. Salmos 71.1

MARIA -Gratidão - A Palavra de Deus nos ensina que sejamos agradecidos. Devemos demostrar gratidão – Semelhante a Maria de Betânia, que num gesto de amor, ungiu os pés do Mestre Amado com uma preciosa fragrância de grande valor. .!

Quem me oferece sua gratidão como sacrifício, honra-me e eu mostrarei a salvação de Deus ao que anda nos meus caminhos.

(Salmos: 50.23)

ABIGAIL -Prudência - Semelhante a Abigail que a vida foi caracterizada pela prudência. Ao receber o aviso de que Davi atacaria sua casa, Passou a tomar urgentemente as providências necessárias. Sua generosidade foi muito grande, em contraste com a avareza e dureza de Nabal seu marido. Sua ação demonstrou sua prudência e sabedoria.. , impediu que todos os homens de sua casa fossem assassinados.

sede, portanto,prudentes como as serpentes e símplices como as pombas” ... Mat. 10.16

DORCAS- Servir - Servindo ao próximo – Tabita ou Dorcas (grego) Era uma crente que colocava sua fé em ação.Ela nos ensina que com uma agulha e muito amor podemos servir por amor a Deus e aos outros. Com suas mãos e habilidades fazia túnicas e vestidos para os pobres.

Sua atitude para com o trabalho que fazia era o importante, pois o desempenhava com grande amor.

ESTER - Intercessão - Semelhante a corajosas Rainha Ester, que se comprometeu interceder pelo livramento do seu povo : "Vá e reúna todos os judeus que estiverem em Susã, e todos vocês jejuem e orem por mim. Durante três dias não comam nem bebam nada, nem de dia nem de noite, Eu e as minhas empregadas também jejuaremos.

Foi essa fé que a levou à presença do rei. Foi através dessa fé que Deus a ajudou a salvar seu povo da destruição.

O meu intercessor é meu amigo,quando diante de Deus

correm lágrimas dos meus olhos; ele defende a causa do homem perante Deus,

como quem defende a causa de um amigo. Jó 16:20-21

PRICILA - Hospitalidade - Exercendo a hospitalidade – Semelhante Pricila que usava seu lar não somente para fazer tendas, mas também para a causa de Cristo. Quando Paulo chegou a Corinto, ela e seu marido Aquila ofereceram-lhe gentilmente hospitalidade e trabalho, porque tinham o mesmo ofício: fabricação de tendas.

Não vos esqueçais de praticar a hospitalidade; pois agindo assim, mesmo sem perceber, alguns acolheram anjos. Hebreus 13.2

DÉBORA- Liderança - Semelhante a Débora que foi um grande exemplo de liderança na Bíblia! Ela inspirou o povo a lutar e vencer seus inimigos e ajudou a trazer 40 anos de paz sobre Israel. Os israelitas respeitavam Débora como líder.

“. Não façam isso por ganância, mas com o desejo de servir. Não ajam como dominadores dos que foram confiados a vocês, mas como exemplos para o rebanho. Quando se manifestar o Supremo Pastor, vocês receberão a imperecível coroa da glória.”

1 Pedro 5:1-4

RUTE- fidelidade. A fidelidade de Rute para com Noemi é bela, mas ela é acima de tudo fidelidade para com o Deus de Noemi. Rute não está simplesmente dizendo vou ficar contigo e cuidar de você até morreres; mesmo depois da morte de Noemi ela irá ficar com seu novo povo, ela irá habitar entre os hebreus, ela irá ser um deles pois agora ela conheceu esse novo Deus. É uma mudança de fidelidade do coração. “não me instes para que te deixe e me obrigue a não seguir-te, porque, aonde quer que fores irei eu e, aonde quer que pousares ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. Onde quer que morreres, morrerei eu e aí serei sepultada… Deus supriu todas as necessidades da jovem viúva e ainda lhe deu um casamento abençoado.Ela teve o privilégio de ser mãe do avô de Davi, e da linhagem deste, veio a nascer o Senhor Jesus.

. “Sê fielaté a morte e eu te darei a coroa da vida" Apocalipse 2:10.

MADALENA -Disposição - Disposição para anunciar as boas novas – Semelhante a Maria Madalena que saiu apressadamente do sepulcro para anunciar a todos que Jesus havia ressuscitado.

- Porque não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido. Atos 4:20

(Todas cantam o hino “Vamos trabalhar enquanto é dia” ou outro apropriado.)

Esse Jogral faz parte do Livro PEÇA E REPRESENTAÇÃO EVANGÉLICAS DE Valdinete Afra Bulhões

20.07.98