Uma assembleia diferente

Conta-se que os componentes e ferramentas da elétrica se reuniram em assembleia com a intenção de resolverem suas desavenças.

O alicate como presidente ao iniciar os trabalhos recebeu a informação que deveria se afastar, pois sua função de apertar era insignificante, o alicate concordou com sua insignificância desde que também o alicate de corte se afastasse pois sua função era apenas cortar, nada mais.

O alicate de corte reconheceu sua pequenez, também concordou em sair, desde que a chave de fenda se retirasse, pois a função dela era apenas de apertar parafusos.

A chave de fenda saiu alegando que o parafuso também não poderia ficar, que a função dele era menor que a dela, pois ele ficava esperando para ser apertado, o parafuso aceitou ser retirado mas exigiu que o eletroduto fosse retirado pois ele só ficava parado esperando os fios passarem.

O eletroduto concordou desde que a tomada saísse pois ela apenas fazia conecções, a tomada alegou que sairia desde que o interruptor também saísse, pois ele apenas ligava e desligava, o interruptor aceitou sua retirada, mas pediu que o multímetro fosse dispensado de imediato, pois ele vivia a medir tudo e todos por suas medidas.

Nisso entrou o profissional eletricista,

Ele usando ferramentas e componentes, fez um trabalho maravilhoso, onde antes havia escuridão, se tornou luz, onde havia inércia colocou circuitos propiciando condições de funcionar aparelhos de qualquer movimento.

Quando o profissional eletricista terminou sua tarefa, saiu.

A fita isolante assumiu o comando da assembleia dizendo:

_Aprendemos muito com o eletricista, ele com o seu trabalho nos mostrou que cada um de nós tem a sua importância, não é certo ficar vendo defeitos um dos outros devemos valorizar a ação de cada um de nós, juntos e bem utilizados operamos maravilhas no reino elétrico, assim devemos deixar de lado nossas divergências, e reconhecer as qualidades que cada um de nós possui. –

Com esse comentário a assembleia se desfez.

Conta se que daquela data em diante houve harmonia no reino elétrico.

Esta adaptação a um texto de autor desconhecido, despertou em mim a lembrança de uma conversa com um iluminado professor.

Ele disse:

_Meu amigo Mário.... ver falhas e defeitos alheios é muito fácil.

Difícil, é identificar as qualidade e valores que todo ser humano possui, como dizia um grande sábio, “Ninguém é tão ignorante que não tenha o que ensinar

Também ninguém é tão sábio que não tenha o que aprender.”

Assim buscar ver as qualidades nos outros e incentivar a desenvolve-las, é ação própria dos grandes seres humanos.

É a virtude padrão dos seres iluminados. –

Fiquei a refletir no quanto estou longe, de ter este padrão de virtude.

Autor

Mário Silva