O gavião e o urubu

O gavião encontrou-se um dia com o urubu. Este, muito magro e triste, contemplava aquele, gordo e satisfeito.

- Que diabo tem você, amigo urubu, que está tão magro?

- É verdade, amigo gavião, e você tão gordo!

- E porque você não engorda também, amigo urubu?

- Não posso, amigo gavião. Por estas paragens não morre mais ninguém.

- Pois faça como eu, que pego os vivos.

Aí, convidou o urubu para fazerem uma caçada. Saíram por ali afora. O gavião pegando passarinhos e dando-os ao urubu para comer. Depois encontraram um bando de pombas.

Disse o gavião:

- Vamos a elas, amigo urubu.

Foram abaixo, foram arriba, dá daqui, dá dacolá, até que as pombas entraram pelo mato adentro. O urubu pôs-se la em cima, trepado no olho de um pau seco, bem de seu.

Porém o gavião continuou a perseguir as bichinhas. Tanto fez que estrepou-se numa ponta de pau e morreu. O urubu, aí, saltou sobre o cadáver e começou a petiscá-lo, dizendo:

- Eu vivo é da desgraça dos outros!

..............................................

(Conto popular, coligido por João da Silva Campos)

Retirado de meu livro de PORTUGUÊS (Antologia e Gramática) dos bons tempos, de José Batista da Luz para 1a. e 2a. série do primeiro ciclo.

Companhia Editora Nacional

17a. Edição - 1964 - Exemplar nr. 1815

Conto popular e coligido por João da Silva Campos
Enviado por MARCO ANTONIO PEREIRA em 03/10/2015
Código do texto: T5403076
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.