Buda está no inferno

Certa vez um jovem monge budista acompanhado de seu mestre veio ao ocidente. Quando perambulava sozinho pelas ruas da cidade em seu habitual manto de monge entrou em contato com algumas pessoas de uma outra religião, estas lhe disseram que Buda encontrava-se no inferno e deram-lhe inúmeros motivos para justificar isso.

Ao ouvir as explicações dos seguidores dessa religião, sentiu sua fé abalada.

Voltou até o retiro procurando ansiosamente por seu mestre e narrou-lhe o acontecido. Seu mestre pacientemente escutou todos os fatos narrados. Após uma breve meditação a respeito ponderou o assunto e assegurou à seu discípulo: “Eles estão totalmente certo, Buda realmente se encontra no inferno. Agora vá aproveite o resto do dia para praticar meditação, nos encontraremos ao anoitecer.”

Mais confuso do que antes agora o pouco de fé e paz interior que lhe restava fora totalmente abalada, já não conseguia meditar, estava mais ansioso do que a nunca pelo anoitecer para dizer ao seu mestre que estava pensando em abandonar a sua fé em Buda.

Ao anoitecer ao se encontrarem, visivelmente abalado o jovem discípulo contou ao mestre a decisão de abandonar o monastério que tomara durante a tarde. O mestre outra vez ouviu pacientemente o jovem e mais uma vez assegurou: “Buda está no inferno.”

E arrematou: “Seu tolo, se Buda não estivesse no inferno quem teria compaixão pelos seres que lá se encontram e os livraria de seus sofrimentos pregando a verdade libertadora do Dharma?”