O RATO, O GATO E O CÃO

Na casa do senhor Gusmão havia um rato, um gato e um cão. Certo dia, o rato roeu o pão do senhor Gusmão. Satisfeito, o rato cantava:

-Como é bom saborear um pão! Como é bom saborear um pão!

Irritado, o gato que não era de muitas conversas e cuja amizade com o rato há muito estava estragada, não gostou da cena protagonizada pelo rato e deu-lhe um safanão.

Gerou-se então uma discussão que só não ganhou contornos mais alarmantes pela pronta e sábia intervenção do cão que acabava de chegar, proveniente do ginásio ao lado da casa do senhor Gusmão, onde diariamente exercitava os músculos:

-Basta de confusão companheiros. Não sabem vocês, que violência gera violência? É tempo de meterem nas vossas cabecinhas ocas que a inimizade e a violência doméstica desequilibram a harmonia e o bem-estar das famílias. Vamos lá acabar com esse estado de coisas. Abracem-se e façam as pazes. - Ordenou o leão.

Não foi fácil, mas, o rato e o gato, sob a mediação do cão, acabaram por renovar a amizade afinal, estavam condenados a viver sempre juntos, debaixo do mesmo tecto.

E tudo voltou à normalidade.

António MBridge
Enviado por António MBridge em 15/07/2017
Código do texto: T6054885
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.