A BORBOLETA E O REI SOL

Era uma borboleta amarela e preta. Há vários dias que andava triste, pois, dizia-se injustiçada pela mãe natureza. A causa principal daquele sentimento era o sol:

-Continuo sem saber o que tem esse tal de sol para merecer tantos elogios! E até chamam-lhe rei! – Desabafava para quem a quisesse ouvir, a borboleta amarela e preta.

Quis o destino que o sol estivesse ali por perto e então, os desabafos da borboleta não ficaram sem resposta:

-Estás sendo injusta, consigo mesma. Não se justifica tanta amargura da sua parte ao ponto de desvalorizares o quanto és importante. – Repreendeu o sol.

-Eu, importante? Ah, isso é que era bom! Não me faças rir! – Respondeu a borboleta.

-Enquanto desperdiçar o seu tempo bisbilhotando a vida dos outros, dificilmente compreenderás que todos somos importantes e jamais terás noção do potencial que a natureza te ofereceu. – Sustentou o sol.

-Nem me fale dessa ingrata! – Exclamou a borboleta.

-Repare, por exemplo, à tua volta, como estão verdejantes as plantas. Se não fosse o conforto do seu abraço ou a força da minha energia nada disso seria possível. E não podemos esquecer como elas são importantes para a humanidade, pois, para além de uso decorativo, as plantas servem também para curar doenças. E o homem que cuida delas com tanto esmero! É toda essa interdependência que faz a natureza acontecer. Precisamos todos uns dos outros e por isso, ninguém é mais importante. – Enfatizou o sol.

A borboleta amarela e preta desfez-se em lágrimas enquanto escutava, em silêncio, os pronunciamentos do sol. Absorveu a mensagem e penitenciou-se:

-Perdoa-me por tanta injúria. Andei tão perdida em intrigas que nem dei pelo lindo universo que tenho a minha volta. Nem tão pouco percebi o potencial que faz de mim tão importante como os outros. Perdoas-me?!

-Estás perdoada! Todos merecemos uma segunda oportunidade, sobretudo quando temos a humildade de reconhecer as nossas falhas. Dá cá um abraço e não se fala mais no assunto. – Concluiu o sol.

António MBridge
Enviado por António MBridge em 15/07/2017
Código do texto: T6054988
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.