Memórias de um Gato (ou o Pulo do Gato)

Mesmo com os mais de 100 cães de guarda raivosos, mal encarados e armados até os dentes rondando 24h as muralhas, a fortaleza de minha despensa/castelo foi invadida por corsários, e se não fosse o meu mirrado gato, que mal sabe miar, menos ainda operar com as quatro operações elementares da matemática; e embora falte um, faz conta nos dedos e atende por Lula, o pior teria acontecido. Pelo seu arrojo em defesa do meu patrimônio, várias universidades do país se propuseram a condecorá-lo com honrarias patrióticas; e o título mais relevante será o Honoris Causa.

Hoje sei o quanto foi válido cruzar os nossos fios de bigode; que à época equivalia ao voto. Aplaudam todos e dai ao meu gato Lula, o que é de merecimento de um gato. Contrário de certos gatunos, um gato que não rouba, mas toma conta e faz em benefício de minha despensa. Sem ele tomando conta das sacarias, queijos e quitandas, minha despensa nada será; ou melhor: nela tudo faltará.

- Miaaaaaaaaaaauu! - rasga, Lula. Gato bigodudo, filósofo e herói nacional. Destrua a tormentas, procelas e marolas. Ainda que sem coroa, com sua majestade não há mar revolto. Pois notadamente, sua operosidade supera as falácias do educador Paulo Freire; as bestialidades em forma de vacina do cientista Osvaldo Cruz; as doidices do aviador Santos Dumond; os movimentos sociais promovidos por Betinho, sociólogo que morreu com uma dose letal de sangue; os inigualáveis e reflexivos escritos do Mutável Gambiarreiro; a estúpida literatura do negro e vendedor de bananas nos morros do Rio, quando fazia jus ao epíteto, "cidade maravilhosa", Machado de Assis e tantas outras megeras brasileiras.

- Miaaaauuuu! - destroça, rasga Lula. Não sei quem é mais sábio: você meu gato, ou os carneiros que o aplaude e como não bastasse, cruzam os fios de bigode com o seu nas urnas.

Deixe os ratos, corsários, equinos, bovinos, carneiros e demais espécies de animais falarem Lula, pois cada despensa tem o gato que merece... no fim, todos terão que te engolir, gato que também leva o apelido de Sapo Barbudo. O importante é que você, meu gato, não estudou história, ao contrário, merecidamente, fez e por isto, entrou para a estória do país.

- Miaaaaaaauuuuuu - devora, rasga, nervioso gato Lula! E depois, crie asas, voe e humildemente diga ao mundo que nada, ou tudo era de sua alçada. Como sabeis, os grandes heróis e contribuidores mundiais se consagram por suas ações empregadas em proporcionar o bem-estar a quem necessita! Gato Lula, o Robin Hood brasileiro.

Mutável Gambiarreiro
Enviado por Mutável Gambiarreiro em 19/08/2017
Reeditado em 20/08/2017
Código do texto: T6088284
Classificação de conteúdo: seguro