O Boto na Atualidade

Numa noite calma, um menino foi jogado no rio e se transformou em boto quando tocou a água, seu pai o trouxe para casa. O rio ficou muito animado, pois os animais sabiam que era raro naquela parte do rio que os botos virassem homens. Quando o filhote foi crescendo recebeu a visita de três botos antigos que já não se transformavam em homens, mas tinham muitas informações para o pequeno botinho. Então um a um foram falando. O mais antigo deles falou primeiro:

- O que tu precisa entender, é o que eu mais amava quando virava homem!

- O que era? Disse o filhote.

- Eram as mulheres paraenses! Elas tinham o cheiro da terra do Pará, sempre encontrava elas em festas com flores na cabeça e saias grandes floridas que rodavam ao som do síria e do carimbó!

- E elas eram bonitas? Disse o botinho curioso

- Sim! Disse o segundo boto. Elas tinham realmente um cheiro muito bom, mas o que era pai d’egua é que elas tinham a cor das suas ancestrais que pintavam o corpo com as cores da natureza do Pará, tinham cabelos longos e pretos, olhos puxados e um sorriso aberto que fazia qualquer boto se apaixonar!

O terceiro boto era seu avô meio calado diferente dos outros, chamou o botinho para um canto e se preparou para contar algo importante.

- Meu pequeno, para ser algo precisa saber de onde vem esse algo! Disse o avô do boto. E você sabe o porquê os botos se transformam e como foi que isso aconteceu pela primeira vez?

- Não! Disse o botinho triste.

- Então como queres ser homem e encantar mulheres se nem sabe quem você é.

O filhote ficou triste, seu avô foi acalmá-lo.

- Calma meu Pequeno, vou ti contar a historia... Os botos eram normais pulavam nos rios dia e noite. Um boto uma vez foi pular e viu humanos pintados com tintas e penas, quando ele olhou para a beira do rio ele viu uma mulher linda que estava se banhando, o boto então se aproximou, ela sorriu e fez um carinho nele e depois foi embora, mas ele já tinha se apaixonado. Noites e noites olhando pra pequenazinha o boto sofria por não ter ela em seus braços, então ele pediu para a mãe d’água ajudar. A mãe d’água vendo o boto desesperado resolveu dar um presente: o boto poderia se transformar em homem só a noite, mais ao dormir com a menina jamais poderia virar homem novamente. O boto aceitou e quando anoiteceu saiu do rio e foi ao encontro de sua amada. A aldeia ficou com um pitiú forte. Quando o boto encontrou sua amada eles tiveram uma noite de amor, já sabendo do que a mãe d’água disse o boto saiu enquanto a menina dormia e pulou no rio. Meses depois a menina apareceu grávida todos perguntaram de quem era, ela disse que tinha sido o boto cujo rosto não se via, ninguém acreditou. O filho dela foi jogado no rio para morrer como uma forma de proteção, a mãe d’água vendo o que os homens fizeram transformou o menino em boto e disse que a partir daquele dia os botos se transformariam as noites para encantar as mulheres e quando tivesse a noite de amor eles voltariam a ser boto novamente e não poderiam se transformar para a mesma menina. O filho da moça subiu o rio para aprender a encantar assim como seu pai.

- Mas, vô o que fizeram com a menina? Disse o botinho.

- Bem, a menina ficou presa e proibida de voltar ao rio nas noites e tentar ver seu filho, os homens da aldeia ficaram com medo de nós e esse medo foi levado a gerações!

O pai do boto disse “sim tudo aquilo aconteceu, mas que já era antigo, as mulheres agora são diferentes elas são mais modernas e não tem mais medo de boto que se transforma em homem, e você nasceu num local que não é comum mulheres se encantarem com botos”. O filhote ficou assustado, mais não perdeu o animo agradeceu a todos e foi dormir.

Algum tempo depois...

O botinho cresceu saudável, quando estava adolescente se perdeu em uma correnteza do rio, sem saber onde estava pediu ajuda a um ser misterioso e grande que disse.

- O que fazes aqui botinho?

- Eu me perdi, poderias me ajudar? Disse o boto

- Sabes, não sou muito de ajudar quem não me da nada em troca?

- E quem é você?

- Sou aquela que chamam de cobra grande, mas muita gente me chama de cobra.

- Pensei que vocês não existiam!

- É claro que eu existo (disse a cobra irritada). Você é um boto que se transforma em homem?

- Sim, sou um homem-boto, mas acho que isso não é comum por aqui!

- É claro que não (disse a cobra perplexa). Somos raros aqui, os outros vão para regiões onde são acreditados.

- Que outros? Havia outros botos alem de mim?

- Outros botos, várias cobras grandes e tinha a Iara, uma mulher que era metade peixe, de cabelos longos negros e olhos pretos que encantava os homens e levava para o fundo do rio, onde jamais voltavam.

- E o que aconteceu com ela?

- Bem, essa região foi crescendo, as arvores foram derrubadas para construir casas novas, o rio foi sendo poluído e destruído, e com as maquinas do homem eles deixaram de acreditar em nos.

- Nossa... é muito triste, o pior e que vou tentar encantar mulheres nessa parte do rio e nem sei se vou consegui, mas meu pai e metade do rio conta comigo para reviver nossa historia.

- Filhote, eu sou a famosa cobra grande, todos me temiam, me caçavam, hoje ninguém sabe que eu existo, fico assim no fundo do rio, mas vou ajudar você para não ficar como eu. Se aquela parte do rio não der certo siga meu conselho suba o rio, pois lá é mais fácil encantar moças!

- e como vou saber que cheguei?

- Vai saber sim! Disse a cobra com certeza.

O boto chegou com segurança a sua casa, seu pai ficou preocupado, pois os rios do norte são misteriosos cheios de criaturas surpreendentes e traiçoeiras...

O botinho quando completou 15 anos recebeu a visita de seu avô que disse ao botinho

“meu filho, esta quase completando sua missão, seu pai não queria que você fosse lá pra cima, mas eu quero que tu tente e se consegui vai ser a prova de que nossa historia ainda esta viva nessa grande cidade!”. O botinho agradeceu, mas estava com medo do que ia enfrentar lá em cima!”

Anos se passaram o rio estava animado, pois será que enfim um boto conseguirá encantar uma mulher naquela parte do rio. O boto então subiu até sair da água, lá ele sentiu seu corpo mudar e à medida que foi saindo, foi vendo coisas diferentes muita musica barulho, movimento, as mulheres eram diferente umas das outras, umas loiras, outras morenas e outras ruivas. Uma delas chamou-lhe a atenção, pois estava com algo nos pés que a deixava alta, com calças, blusas e falando em algo que segurava na orelha, estava confuso, mas seguiu em direção a uma musica com batidas diferentes da que ouviu falar. Lá ele viu moças lindas, mas se encantou por uma moça linda que dançava estranho, ela só pulava e cantava. Depois de muita dança o boto chamou a menina para ir para a casa dele, ela disse:

- Não, quem pensas que é? (disse a moça) Só por que eu dancei com você achas que já podes me levar pra sua casa, precisa me adicionar no face pra gente conversar depois eu dou meu zapp a gente sai e ai eu vou na sua casa!

O boto sem entender nada ficou triste, seu tempo era curto tinha que conseguir encantar uma moça antes do sol nascer, pois os seus amigos do rio iam ficar chateados com ele. Como a moça saiu correndo, então ele foi para outra, tão linda quanto à primeira, ela estava sentada com um copo na mão ele chegou e seduziu a moça, mas ela fez ele parar e falou

- Calma pequenozinho, não é assim para ficar comigo precisa ter corpo, tu é bonito, charmoso, encantador, mas não é forte e nem rico e porque essa roupa aberta sem manga e esse chapéu parece que tu compraste isso no brechó!

O boto ficou bem mais triste seria ele o culpado não aprendeu direito a encantar? Como ultimo tempo ele saiu da festa e sentou num banco na rua onde viu uma menina sentada lendo, ele foi ate ela e tentou pela ultima vez. Ao seduzir a moça eles se beijaram, mas quando ele tentou ter a noite de amor ela disse:

- Não maninho, eu gosto de ti, mas eu nem te conheço, tu estuda? Trabalha? Faz o que? Me chama mais vezes para a gente conversar melhor, mas isso leva um tempo e podemos ser amigos ate lá. Sabe eu te beijei, mas não significa que devo algo a você, vamos ser amigos e ai se rolar!!

O boto sem tempo correu rápido e pulou no rio, sentiu seu corpo de homem voltando a ser boto, mas teve que contar a todos o que tinha ocorrido, todos ficaram triste. Decepcionado o boto subiu o rio como a cobra havia falado passou a manha inteira nadando ate bater com a cabeça num pau, curioso subiu para ver o que era. Era uma casa diferente de madeira, com cascos ao redor, tinha crianças pulando de uma ponte e de dentro da casa sai à mulher mais linda que ele já viu, ela pulou no rio e se divertia com as crianças. O boto encantado observou ela noite após noite ate subir sorrateiro na pequena casa de madeira onde chamou a mulher para a mata, juraram amor eterno, no entanto ele havia contado que era o boto e que ela só iria ver ele naquela noite, pois não iria mais voltar a ser homem, eles então tiveram uma grande noite de amor .

Nos dias seguintes a família já sabia que o boto tinha engravidado a moça, eles proibiram ela ter contato com o rio para não falar com o boto, o boto triste por não ter a sua amada saiu em busca de outras moças, mas jamais voltou para a terra natal, ficou ali onde o rio corria calmo e as moças eram encantadas!

Teressa Daniella
Enviado por Teressa Daniella em 17/11/2017
Código do texto: T6174074
Classificação de conteúdo: seguro