O SEGREDO PARA RECONHECER AMIGOS ("Quem tem um amigo, mesmo que um só, não importa onde se encontre, jamais sofrerá de solidão; poderá morrer de saudades, mas não estará só" — Amyr Klink)

Para termos muitos amigos é necessário manter as pessoas precisando de nós, o Governo pratica esse método criando suas bolsas e cotas viciantes, conquistando muitos amigos eleitores. Por isso, a Bíblia diz que todo mundo é amigo de quem dá presente. Só lembram de nós quando podemos ajudá-los em alguma coisa. E por poucas exceções, aparecem algumas criaturas querendo ser nossas

amigas na pobreza para descargo de consciência, quando somos digno de misericórdia, pobres demais, nisso também elas tiram proveito projetando-se, aparentando misericordiosas, para ganhar admiradores. Estas oferecem suas esmolas e saem de consciência limpa, com a boa sensação de dever cumprido. Todavia, uma esmola só não é atitude de amigo.

Quantos dos nossos contatos prometem nos ligar, porém nos ligam quando bem entendem, e apenas pedindo algum favor. Pelo menos, ninguém me liga avisando quando decidem, na escola, na minha ausência, que não vai ter aula no dia seguinte. Então, são amigos, mas me deixam fazer uma viagem à-toa? E assim quando presumem dar lucro só para mim não lhes interessa! Porém, lingam-me sim, pedindo dinheiro da vaquinha, organizando o aniversário da coordenadora. Para isso, ninguém me esquece.

Quanto mais gente neste mundo, mais tumultuadas as relações e inadequado para viver. Ainda me obrigam, pelas circunstâncias opressoras, à formalidades inúteis: bom dia; boa tarde; boa noite! Qual a serventia disso? Pessoas obrigadas a estarem juntas distanciam-se em afetividade: impera a exploração. Ninguém duvida que a degradação ambiental pode deformar o coração das pessoas? A agressão a natureza pode trazer efeitos imprevisíveis. Os duros anos vindouros serão de poucos amigos.