Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

PINCEI VERDADEIROS DIAMANTES NUM RASCUNHO. 30


É em Goethe que Fausto mostra todo o seu voluntarismo visceral, seu dinamismo e sua vontade de dominar o estranho... ele dá a Fausto todas as características da modernidade. O personagem busca o desenvolvimento insaciavelmente, almeja o universalismo, a construção do progresso, a objetividade, o desejo... o valor da obra de Goethe, tão multifacetada que não tem igual em riquezas de formas métricas, em multiplicidade de versos, em variação de estilos; uma verdadeira dança vertiginosa além da fronteira dos gêneros, pois é poema, é drama, é narrativa, é tudo isso ao mesmo tempo.”



“ Se o poema se abandona
Torto e sujo
Ao olhar que estilhaça em sombra
Apanho delicado
e lavo seus ossos de anjos ”

Lina Tâmega Peixoto   ( Poetisa )



“... um texto crítico só cumpre sua função,  quando cria no leitor um apetite pelos autores tratados, ... quando cria uma fome nova para os textos analisados ”

“ Numa carta de setembro de 1852, Flaubert escreve a Louise Colet, sobre a dor das mulheres, de como se aproximou delas e as observou para escrever seu romance Madame Bovary:
“ Eu conheci suas dores, pobres almas obscuras, úmidas de melancolia guardada, como estes pátios fundos das casas de província, cujos muros estão cheios de musgos” .

... “ não apenas do segmento literário, que é um cantinho obscuro de rutilantes vaidades & solenes enganos”...

“ Meu caro Paiva:  Sem humor, a vida se torna ainda mais insuportável do que os idiotas e os cretinos a fazem, para o horror de nosso fígado... ”

“ Toda noite nós nos reuníamos, sentados de pernas cruzadas ao chão, alguns deitados com as mãos sob a cabeça para contar as estrelas que iam surgindo, uma após outra, como peixes tímidos saindo de seus buracos no recife. Alguns permaneciam em pé, como se não fossem ficar ( mas sempre ficavam )...”
Trecho de : O Sr. Pip. (  Lloyd Jones )

O Maneco da sanfona abriu o fole, a gaita gritou indefesa, possuída pelas mãos ágeis a percorrer-lhe as costelas brancas e sensíveis. Um frêmito deslizou pelos músculos contraídos. A musica explode entre os corpos reunidos e foge pelas janelas em cachos brancos e compactos como fumaça. Não há um só milímetro de espaço donde as notas não tenham se amontoado, sacudindo-se e saracoteando como micróbios sob o microscópio
A Cidade de Alfredo Souza ( Jose Angeli )


 


Textos extraídos do Rascunho ( periódico de literatura )
 
Davi Cartes Alves
Enviado por Davi Cartes Alves em 11/11/2007
Código do texto: T733364

Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Davi Cartes Alves
Curitiba - Paraná - Brasil
788 textos (70720 leituras)
2 e-livros (115 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 23/08/17 11:02)
Davi Cartes Alves