Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

A Instituição Polícia Militar

A Instituição Polícia Militar recebe no dia-a-dia várias críticas em razão de suas atividades. A maioria das afirmações não condizem com os fatos. Os policiais militares em regra são cumpridores de seus deveres e de suas obrigações. O que acontece é que alguns poucos se desviam de suas atividades. Mas, não se pode esquecer que em uma Corporação ou mesmo em uma Instituição, Pública ou Privada, infelizmente sempre existirá alguém que não irá observar os preceitos para os quais foi formado, preparado e treinado. Nenhuma Instituição irá modificar o caráter e a maneira de ser de uma pessoa, que devem ser ensinados na família. Se a pessoa possui vícios ou defeitos de formação com certeza estes se refletirão em seu trabalho e também em sua vida familiar. Mas, uma coisa é certa. Desde o ano de 1831, quando as Forças Militares Estaduais foram oficialmente criadas por ato do então Regente Uno, Padre Feijó, estas vêm prestando um serviço de qualidade a população brasileira. O fato de possuírem uma estética militar em nenhum momento retirada a excelência destas Instituições Policiais. Em vários países do Mundo, os policiais possuem formação militar e ficam sujeitos a uma Justiça Militar, como ocorre na França, na Itália, na Bolívia, na Espanha, entre outros. Portanto, o problema da segurança pública não está na existência de uma Polícia com estética militar, mas na falta de investimentos, de uma política nacional efetiva de segurança pública, e até mesmo na própria sociedade, que precisa rever alguns conceitos na busca de coloborar diretamente para a construção de um país mais justo e mais fraterno, e por consequência menos violento.

Proibida a reprodução no todo ou em parte sem citar a fonte em atendimento a lei federal que cuida dos direitos autorais no Brasil.
Paulo Tadeu Rodrigues Rosa
Enviado por Paulo Tadeu Rodrigues Rosa em 02/12/2007
Código do texto: T761807

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (ROSA, Paulo Tadeu Rodrigues e o link para a obra original). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Paulo Tadeu Rodrigues Rosa
Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil
1219 textos (757281 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 23/10/17 06:22)
Paulo Tadeu Rodrigues Rosa