LINGUAGEM ORAL E LINGUAGEM ESCRITA

Algumas características da linguagem oral e da linguagem escrita

Na linguagem oral sempre há uma tendência de informalidade no discurso. O orador tende a ser espontâneo. A agilidade do pensamento faz com que não haja uma preocupação formal e estética. Na linguagem escrita, o texto priva por uma elaboração mais adequada. Há sempre uma preocupação com a excelência no conteúdo, principalmente pelo tempo disponível para elaborar e rever o texto.

Em virtude das rupturas que apresenta, a linguagem oral não privilegia o conteúdo. A possibilidade de desvios de raciocínio são mais passíveis. Na linguagem escrita, além da preocupação sintática, o autor procura corrigir os erros que, certamente, não seriam possíveis durante a linguagem oral.

Pela rapidez do raciocínio e não preocupação formal da linguagem oral, há muita repetição de palavras durante o discurso. Já, na linguagem escrita, há uma tendência de ampliação do vocabulário, utilização de palavras e frases mais elaboradas, com o objetivo de enriquecer formalmente o texto.

As rupturas são frequentes nos textos orais, visto que o orador não se prende a uma linha de pensamento. Isso se opõe à linearidade da linguagem escrita, em que o emissor tem que levar ao receptor uma sequência de pensamento que seja coerente.

A gramática é importante mas não primordial na linguagem oral, o que leva o orador a cometer erros. A rapidez do pensamento na elaboração do discurso contribui para esses desvios gramaticais. Na linguagem escrita, é imprescindível que haja uma colocação gramatical absolutamente correta.

Para que uma linguagem oral seja completa, é necessário que haja um contato direto entre as partes, alguém que fale e alguém que escute. Na linguagem escrita, pelo contrário, as partes estão distantes fisicamente. Em muitos textos, não há registro de autores, o que evidencia esse distanciamento com o leitor.

Por fim, a linguagem oral tende a ser passageira, sem deixar registros, ao contrário da escrita, que é durável e pode ser lida e relida incessantemente.

Agradeço se puder deixar um comentário.

JDM

José Donizetti Morbidelli
Enviado por José Donizetti Morbidelli em 31/01/2006
Reeditado em 04/10/2022
Código do texto: T106431
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.