O HÍFEN NAS LOCUÇÕES + LISTAGEM

-------------------------------------------------------------------------

Novo Vocabulário Ortográfico

 

Nas locuções de qualquer tipo, sejam elas substantivas, adjetivas, pronominais, prepositivas ou conjuntivas, não se emprega em geral o hífen, salvo algumas exceções já consagradas pelo uso, como é o caso de: água-de-colônia, arco-da-velha, cor-de-rosa, mais-que-perfeito, pé-de-meia, ao deus-dará, à queima-roupa.

Eis algumas locuções:

[a][a fim de] [a fim de que] [à flor da pele] [à parte de] [à vontade] [à ponta de faca] [a pão e água] [ao passo que] [abaixo de] [acerca de] [água abaixo] [água acima] [água às mãos] [água batismal] [água benta] [água bórica ou boricada] [água cheirosa] [água da chuva] [água com açúcar] [agilidade de gato] [amor de filho] [amigo do coração] [animal de asas] [ar da manhã] [arte de cozinha] [arroz à crioula] [à olhos vistos] [ao pé da letra] arco de pua].

[b] – [balão de gás] [balão de oxigênio] [à beira mar] [boca a boca] [bom de boca] [boca de cena] [boca de esgoto] [boca de lobo] [boca de ouro] [à boca pequena] [boca de siri].

[c, d] – [café com leite] [cachaça da ou de cabeça] [cão de cego] [cão de guarda] [cartão de visita] [cheiro de santidade] [conto de fadas] [cor de açafrão] [cor de café com leite] [cor de vinho] [cruz credo] [de quando em quando] [de saco cheio] [de hoje em diante] [depois de amanhã] [Deus me livre] [dor da alma] [dor de barriga] [dor de cotovelo].

[f, g, h, l, m, n] – [festa de casamento] [fim de semana] [golpe de mestre] [gota a gota] [hora a hora] [lado a lado] [leite de cabra] [mal do fígado] [mala direta] [mala de mão] [mala de garupa] [mala posta] [mal de Alzheimer] [mal de Chagas] [mal de Parkinson] [mal e mal] [mala posta] [mel de furo] [mel de pau] [navio de guerra].

[p] – [pão de mel] [pão de açúcar] [pão de forma] [pão de queijo] [planta de água] [par a par] [passo a passo] [ponto final] [ponto fixo] [ponto de interrogação] [ponto de apoio] [ponto de bala] [ponto de cadeia] [ponto de contato] [ponto de cruz] [ponto de ebulição] [ponto de equilíbrio] [ponto de exclamação] [ponto sem nó] [ponto de parada] [ponto de vista] [por baixo de] [por cima de] [pouco a pouco] [prisão em casa] [puxa vida].

[s, r, t, u, v] – [saco sem fundo] [saco de confeitar] [saco de carvão] [saco de pancada] [saco de viagem] [sala de jantar] [sala de armas] [sala de aula] [sala de espera] [sala de estar] [sala de jantar] [sala de visita] [sombras da tarde] [rosto de anjo] [tintim por tintim] [por um triz] [toda a vida] [um a um] [uma a uma] [uma vez que] [urros de leão] [ventos de inverno] [ventos de verão] [vez por outra] [vias de fato] [via de regra]. ®Sérgio.

Tópicos relacionados (clique nos links):

O Hífen nas Espécies Botânicas e Zoológicas.

O Hífen em Combinações Ocasionais

O Hífen nos Adjetivos "Grã, Grão".

O Hífen com o Advérbio "Não".

O Hífen com Aquém, Recém, Além e Sem.

Hífen nas Formações com Prefixos.

O Hífen nos Advérbios Mal e Bem.

Hífen nas Locuções.

____________________

Fonte: Novo Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP).

Para copiar este texto: selecione-o e tecle Ctrl + C.

Agradeço a leitura e, antecipadamente, qualquer comentário.

Se você encontrar omissões e erros (inclusive de português), relate-me.