CapaCadastroTextosÁudiosAutoresMuralEscrivaninhaAjuda



Texto

IR DE ENCONTRO A / IR AO ENCONTRO DE

          Este é mais um ponto em que algumas pessoas (muitas delas) escorregam. É bom sabermos a diferença entre um e outro, para evitar confusão na interpretação por parte do interlocutor, pois a linguagem, mesmo não tendo a obrigação de ser perfeita, "correta", "culta", deve ter sentido claro, para não dar briga ou confusão.
          Então, vamos à diferença. Um deles significa esbarrar. O outro dá a idéia de estar em harmonia, que é uma atitude oposta à de quem esbarra em alguém.
          A expressão "ir ao encontro de" é a que indica sintonia de idéias: A fala do presidente da empresa veio ao encontro da minha maneira de pensar. Pode ser usada também no sentido literal: O garoto foi ao encontro da mãe, que vinha do supermercado.
          A outra expressão, "ir de encontro a" já indica conflito  de idéias, e, também, choque entre massas corporais. Veja: O que você diz vai de encontro ao que defendo em meu artigo (está em desacordo). Ou: O fusca foi de encontro ao caminhão (abalroou). Que pancada feia, hein?
          Resta alguma dúvida?
António Fernando
Enviado por António Fernando em 24/07/2009
Reeditado em 23/08/2009
Código do texto: T1717803
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Comentários

Sobre o autor
António Fernando
Aracati - Ceará - Brasil
344 textos (302104 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 25/07/14 20:03)