CapaCadastroTextosÁudiosAutoresMuralEscrivaninhaAjuda



Texto

QUANDO USAR O INFINTIVO (ESTAR) OU A TERCEIRA PESSOA (ESTÁ)

          São tantas as pessoas que trocam essas duas formas que dá a impressão de que é complicado. Eu garanto que não é. Para convencer os leitores do que digo, vou fazer a explanação de como não trocar nunca mais, a não ser que o faça de propósito, com intenção de usar a forma inadequada.
          HORÁCIO ESTAR TRISTE. Foi grafado o ERRE no final do verbo. Ficou na forma infinitiva. É adequado dizer dessa maneira? Não. Por quê? Simples. Porque Horácio é terceira pessoa do singular, e o verbo está no infinitivo. A terceira pessoa é ESTÁ.  HORÁCIO ESTÁ.
          Você  nunca mais confundirá os dois se fizer o seguinte exercício mental: Substitua o verbo ESTAR pelo verbo PERMANECER.
          HORÁCIO PERMANECER TRISTE. Parece fala de estrangeiro, não? Então diga assim: HORÁRIO PERMANECE TRISTE. Tem ERRE no final do verbo? Claro que não. Então por que colocar tal ERRE na frase HORÁCIO ESTAR TRISTE? Não faça mais isso. A não ser que o queira fazer de forma intencional. Se quiser acertar no vestibular ou no concurso, faça como exemplifiquei. E não trocará mais ESTAR por ESTÁ e vice-versa.
António Fernando
Enviado por António Fernando em 24/07/2009
Código do texto: T1717819
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Comentários

Sobre o autor
António Fernando
Aracati - Ceará - Brasil
344 textos (301802 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 22/07/14 10:24)