Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

FIGURAS 2 (METÁFORA E METONÍMIA)

          Essas duas figuras são bastante diferentes, de modo a que não é difícil distingui-las. A metáfora faz uma comparação sem os termos próprios da comparação. Eu diria uma comparação direta, sem conectivos. Aos exemplos:
         (1) Você é um burro!   (2) Você é como um burro. (3) Você é tão inteligente quão um burro!
        Antes de mais nada, eu quero deixar claro que não tenho preconceito contra os pobres animais, filhos da espécie equina com a espécie asinina. Quero apenas que os leitores saibam o que é uma metáfora e uma metonímia. Pois bem, nos exemplos cima, o nr. 1 é metáfora, os nrs. 2 e 3 são comparações.
        Agora que todos já entenderam a metáfora, vamos à metonímia. Ela não compara, mas faz uma troca (do autor pela obra, da espécie pelo indivíduo, do conteúdo pelo continente, do produto pela marca, o produto pelo local onde é fabricado, etc.).
        Na oração TODOS OS DIAS LEIO DANTE MARCUCCI, eu troquei a obra pelo autor. Já nesta outra: O HOMEM É UM SER IRRESPONSÁVEL, foi trocado o todo pela parte, pois eu me refiro à humanidade, e não ao indívíduo. E nest´outra: Comi um prato cheio..., houve troca do conteúdo pelo continente. E esta: A garota começou a usar modess aos quinze anos, por ocasião da mernarca. Aqui,em vez de dizer absorvente feminino, eu utilizei a marca mais conhecida do produto. FUI À CASA DE UM VELHO AMIGO, QUE ME OFERECEU UM DELICIOSO PORTO. O que o amigo ofereceu foi vinho fabricado no Porto, uma cidade de Portugal.

Essas são as figuras METÁFORA e METONÍMIA. Se algo ficou sem clareza, rogo que o detentor da dúvida contate o e-mail cadastrado no RL.
António Fernando
Enviado por António Fernando em 01/11/2009
Reeditado em 06/12/2009
Código do texto: T1899777
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
António Fernando
Aracati - Ceará - Brasil
343 textos (309973 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 22/10/14 01:13)
António Fernando



Rádio Poética