VÍRGULA ANTES DE ETC

A palavra "etc" é abreviatura da expressão latina "et Coetera" que, etimologicamente, significa e os restantes/ e outros e assim sendo, alguns aventureiros acreditam que não há necessidade de se colocar vírgula antes dessa palavra.

O PVOLP, ou seja, Pequeno Vocabulário Ortográfico de Língua Portuguesa, indica o uso da vírgula nesse caso, pois considera que há um grande distanciamento de sentido entre a abreviatura do termo e o seu real significado. Ocorre então, que as pessoas se dividem quanto ao uso dessa pontuação.

EX.:

Maria comprou livros, revistas, jornais, etc. (CORRETO)

Maria comprou livros, revistas, jornais etc. (INCORRETO)

Em todo caso, dada a polêmica em torno do assunto, entendo que ninguém deva ser criticado por não utilizar a vírgula nesse caso, apenas corrigido (risos). É questão de preferência, entretanto e, assim sendo, acho melhor a opção pelo uso da vírgula, inclusive para quem pretende fazer concurso público, redigir textos oficiais, publicação de obras literárias, etc.

Quem quiser mais ou menos que isso, que reescreva o Pequeno Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (PVOLP), que, em todos os seus exemplos traz a vírgula antes de “etc”. Ou ensine gramática aos "imortais".

Ou, ainda, vire linguísta e crie malabarismos gramáticos para justificar barbarimos, neologismos absurdos e liberalidades incoerentes.

Obs.: o INCORRETO é a utilização da conjunção aditiva “e” antes do “etc”. Entretanto, por analogia, não se deve empregar esta mesma regra para o uso da vírgula.

E, para corroborar o meu texto, valho-me dos ensinamentos sempre oportunos e abalizados do festejado gramático Arnaldo Niskier:

"A questão da vírgula antes do etc. é simples: deve ser usada! O argumento de que originalmente a palavra já contém o e (et) não vale, pois o que conta é o acordo ortográfico vigente, e, diga-se de passagem, já não falamos latim mas sim português".

NOTA: se você, caro leitor, pretende fazer concurso público, se notabilizar na escrita, NÃO CONSULTE OS LINGUÍSTAS. Utilize a VÍRGULA antes de "ETC" e seja feliz!

André Ashkar
Enviado por André Ashkar em 07/07/2010
Reeditado em 07/07/2010
Código do texto: T2363744