PREDICATIVO DO SUJEITO E DO OBJETO

_________________________________________________________

 

A função do predicativo é expressar uma característica do sujeito, ou do objeto, daí termos dois tipos de predicativo: do sujeito e do objeto.

1. Predicativo do Sujeito – é o termo que exprime um atributo, um estado, um modo de ser do sujeito. O predicativo do sujeito prende-se a um verbo de ligação, que une o predicativo ao sujeito. O predicativo do sujeito será sempre o núcleo do predicado nominal. A função de predicativo do sujeito pode ser exercida por um:

Adjetivo: A tentativa resultou inútil.

Substantivo: A ilha parecia um monstro.

Numeral: As partes do corpo humano  são três.

Advérbio: Ela  não está bem com o marido.

Pronome: Meu carro é aquele.

Observação: O predicativo do sujeito pode ligar-se ao sujeito por meio de verbos que substituam o verbo de ligação: Todos andam (estão) apreensivos. / Ele se acha (está) acamado.

Os verbos de ligação não têm (ou perdem em certos contextos) um sentido definido (não traduzem ações); limitam-se a transmitir a ideia em referência a um estado do sujeito: permanente (ser), transitório (estar, andar, achar-se), aparente (parecer), continuidade de estado (ficar, continuar, persistir, permanecer), mudança de estado (ficar, vir, virar, tornar-se, acabar). Exemplos:

 O mar estava agitado. / A mesa era de mármore.

 A árvore ficou sem folha. / Os premiados foram dois.

 Os nossos saíram vitoriosos. / A vida tornou-se insuportável.

Observações:

1ª. O predicativo do sujeito também entra na constituição do predicado verbo-nominal: O trem chegou atrasado. => O trem chegou (e estava) atrasado. / A velha voltou para casa tranquila. => [...] voltou para casa (e estava) tranquila.

2ª. Para evitar a ambiguidade ou por motivo estilístico, pode o predicativo anteceder ao sujeito e até mesmo ao verbo: Completamente feliz ninguém é. / Que linda estava Maria da Glória.  - São horríveis essas coisas!

3ª. Uma maneira prática de se identificar o predicativo do sujeito é excluir o verbo de ligação e observar se na oração continua a existir uma unidade significativa: Minha namorada  está atrasada. => Minha namorada atrasada.

2. Predicativo do Objeto – é o termo da oração que nos informa alguma coisa do objeto; geralmente do objeto direto e, mais raramente do indireto. Segundo Celso Luft (Moderna Gramática Brasileira, 2002, p.54), "não existe predicativo do objeto indireto. O exemplo, único, que se costuma dar é chamara alguém X. Esse a alguém (a Pedro, etc.) é simplesmente um objeto direto preposicionado: a preposição é suprimível; e desse objeto direto regido do a facultativo tira-se um lhe analógico, falso objeto indireto: um lapso consagrado pelo uso: Chamar a alguém poeta => Chamar-lhe (= chamá-lo) poeta".

O predicativo do objeto pertence ao predicado verbo-nominal e sua função pode ser representada por um substantivo, ou adjetivo. Exemplos:

 Acho os teus direitos indiscutíveis. / O Juiz julgou o réu culpado.

 Nós julgamos o fato milagroso.

 Maria comprou rosas perfumadas.

 Ele acha-se um gênio / Os policiais pediam calma absoluta.

Observações:

1ª. O predicativo do objeto direto pode vir regido de preposição (facultativa):

 Alguns chamam o rapaz (de) impostor.

 Muitos consideram o professor (como) um sábio.

2ª. Para evitar a ambiguidade ou por motivo estilístico, pode o predicativo anteceder ao objeto:

Julgo inoportuna essa viagem. / Acho indiscutíveis os teus direitos. ®Sérgio.

Para acessar aos exercícios, clique aqui!

____________________

Ajudou na composição do texto: CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. Ed. Nacional, São Paulo, 1988.

Se vocêencontraromissões e/ou erros (inclusive de português), relate-me.

Agradeço a leitura e, antecipadamente, qualquercomentário. Volte sempre!

Ricardo Sérgio
Enviado por Ricardo Sérgio em 22/07/2010
Reeditado em 24/04/2012
Código do texto: T2393934