CapaCadastroTextosÁudiosAutoresMuralEscrivaninhaAjuda



Texto
REGÊNCIAS DOS VERBOS ESQUECER E LEMBRAR

Antes de entrar no assunto, vejamos um pouco sobre regência verbal. Quando se diz: João gosta de banana, a regência aparece na prepposição de. O verbo gostar tem essa esquisitice em português. Se fosse em inglês, teríamos: John likes banana.Mais simples, sem a preposição of (de). O verbo gostar sempre é regido pela preposição "de". Quem gosta sempre gosta "DE" algo ou "DE" alguém. Se não quiser usar o "DE", então deixe o gosto e passe ao amor: João ama Maria. Sem preposição.
Eu diria que a preposição DE no verbo gostar não serve para nada. Mas por causa do costume, temos que usá-la. Em espanhol teríamos "El niño le gusta banano". Outra esquisitice. "O menino lhe gosta banana" soaria feio, se fôssemos traduzir ao pé da letra.
Vamos ao tema da aula: Os verbos lembrar e esquecer. Eles podem ser transitivos diretos ou bitransitivos (diretos e indiretos ao mesmo tempo). Tudo depende do uso da voz. Se forem usados na voz ativa, são transitivos diretos. Assim: Eu lembro aquele dia. Eu esqueci a ofensa.
Mas se forem usados na voz reflexiva, se tornam transitivos diretos e indiretos (bitransitivos): Eu me lembro da minha primeira professora. Eu me esqueci da ofensa.
Já vi muita gente sabida dizer: eu lembro disso. Perfeito! Entendi o que a pessoa quis dizer. A língua cumpriu sua função de comunicar sentido e obter resposta. O problema é que devemos conhecer a norma culta nem que seja para sermos aprovados no concurso público ou no vestibular.
Portanto, meus caros discípulos, nunca esqueçam esta aula, ou nunca se esqueçam desta aula. Lembrem sempre a regência, ou lembrem-se sempre da regência.
 
António Fernando
Enviado por António Fernando em 02/08/2010
Reeditado em 13/02/2014
Código do texto: T2414954
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Comentários

Sobre o autor
António Fernando
Aracati - Ceará - Brasil
343 textos (305690 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 02/09/14 23:15)