CapaCadastroTextosÁudiosAutoresMuralEscrivaninhaAjuda



Texto

POR QUE O VERBO "VER" TAMBÉM FAZ "VIR"?

POR QUE O VERBO VER TAMBÉM FAZ VIR?

“Acreditem se puder, mas às vezes tenho dúvidas de como conjugar o verbo ver, na sua forma condicional: "se eu vir você..."  Marisa Orth

Essa é uma dúvida muito comum. Talvez para a maioria da população seja mesmo estranho, e até irracional, que o verbo VER tenha, numa de suas apresentações, a forma VIR. O que causa esse estranhamento é o fato de existir o próprio verbo VIR, tão usado quanto VER. Daí as pessoas confundirem ou, pelo menos, acharem muito esquisito o verbo VER ter uma forma VIR. Mas um nada tem a ver com o outro. São verbos completamente diferentes: VER é da 2ª conjugação (verbos terminados em ER, como VENDER, BEBER, etc.), e VIR é da 3ª conjugação (verbos terminados em IR, como SAIR, PARTIR, etc.).
No entanto, a forma VIR que o verbo VER apresenta tem uma razão bem fácil e lógica. Vamos a ela.
Os verbos simples têm formas primitivas (A partir das quais se formam outras formas. São primitivos na nossa língua o presente do indicativo, o pretérito perfeito do indicativo e o infinitivo pessoal.) e derivadas. Para nós, aqui só interessa o pretérito perfeito do indicativo, do qual se deriva a forma que causa dúvida à Marisa Orth.

Ela diz:
“Acreditem se puder, mas às vezes tenho dúvidas de como conjugar o verbo ver, na sua forma condicional: "se eu vir você..."

De fato, essa forma VIR (aliás corretamente empregada por ela) é do futuro do subjuntivo, um modo verbal que expressa dúvida, indefinição, incerteza. E não apresenta apenas a forma condicional, mas também uma forma temporal.
Esse futuro do subjuntivo, normalmente conjugado com os conectores SE ou QUANDO  (Se eu fizer, Quando nós viermos, etc.), é um tempo derivado do radical da 2ª pessoa  do singular, suprimindo-se a terminação STE e acrescentando-se as terminações próprias do subjuntivo. Mas a prática mostra que, usando-se a 3ª pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo (modo verbal que apresenta o que acontece mais concretamente, com mais certeza), basta suprimir a terminação AM para já se ter o verbo no futuro do subjuntivo. Vamos aqui, pois, usar só essa 3ª pessoa do plural, ELES, e ver como ficam alguns verbos nela naturalmente conjugados:

vierAM
chegarAM
virAM Eles quiserAM
puserAM
tiverAM
fizerAM

Como se viu, para se formar o futuro do subjuntivo, basta suprimir a terminação acima destacada, AM, da 3ª pessoa do plural, e acrescentar as conjunções SE ou QUANDO e pronto: eis o futuro do subjuntivo nas suas formas temporal e condicional. E isso é um processo natural de derivação verbal na nossa língua. Ninguém acha estranhas formas como SE EU FIZER, SE EU TIVER, SE EU VIER, igualmente derivadas como aquela, mas acham estranho SE EU VIR, SE ELE VIR, SE NÓS VIRMOS. Ora, a razão é a mesma: a forma VIR desse verbo VER é derivada, obedecendo ao mesmo processo que gera as formas FIZER, TIVER, VIER, etc.
Os verbos acima conjugados, na 3ª pessoal do plural do modo indicativo, ficarão assim no futuro do subjuntivo (temporal ou condicional):

       vier
       chegar
       vir
          Quando/Se  eu   quiser
                                                             puser
       tiver
       fizer

Essa é a razão por que VER se transforma em VIR e o verbo VIR se transforma em VIER.
Esperamos que nossa explicação tenha sido clara o suficiente, para sanar a dúvida dessa tão querida atriz e de tantos outros brasileiros anônimos.

Prof. Leo Ricino
Artigo publicado na sessão CELEBRIDADES da Revista LÍNGUA PORTUGUESA, nº 7, Editora Segmento, respondendo a uma pergunta da ótima atriz MARISA ORTH.

Leo Ricino
Enviado por Leo Ricino em 17/08/2010
Reeditado em 19/06/2011
Código do texto: T2443710

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Comentários

Sobre o autor
Leo Ricino
São Paulo - São Paulo - Brasil, 68 anos
69 textos (41217 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 20/09/14 04:59)