Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

AFINAL, PERSONAGEM É VOCÁBULO MASCULINO OU FEMININO?

A Língua Portuguesa possui cerca de 400 vocábulos terminados em -AGEM. São quase todos eles femininos, como, por exemplo, a EMBALAGEM, a RAMAGEM, a ABORDAGEM, a FOLHAGEM, a APARELHAGEM, a GARAGEM, a SELAGEM, a FERRAGEM, a FERRUGEM, a MOLDAGEM, a ROUPAGEM, a VIAGEM, a VIRGEM, a FULIGEM, a FOLHAGEM, a VERTIGEM, etc. Pelo que se tem notícia, apenas ALMARGEM [= pastagem, prado] é vocábulo MASCULINO.
 
SELVAGEM, por seu turno, quer se empregue como SUBSTANTIVO, quer se empregue como ADJETIVO, é MASCULINO ou FEMININO, conforme aplicado ao homem ou à mulher.

PERSONAGEM, segundo ensinam os clássicos e os gramáticos mais renomados, sempre foi um SUBSTANTIVO FEMININO. Entretanto, atualmente é MASCULINO ou FEMININO, segundo já consignam os excelentes dicionários AURÉLIO e HOUAISS.

OBSERVAÇÃO: O notável filólogo e gramático NAPOLEÃO MENDES DE ALMEIDA, em seu excelente Dicionário de Questões Vernáculas, Editora Ática, 4ª ed., 1998, p. 412, opõe-se ao emprego de [o personagem], no MASCULINO: “Constitui francesismo o emprego de personagem com gênero masculino. Acaso, referindo-se a Pedro, pode o leitor dizer "esse pessoa"? Se Pedro é "uma pessoa", ele é também "uma personagem". Personagem não é comum de dois; tem gênero fixo, feminino: essa personagem, uma personagem, as personagens. Personagem muda (e não mudo) é expressão técnica, consagrada, para indicar a personagem que entra nas peças teatrais só para figurar.”
David Fares
Enviado por David Fares em 04/02/2011
Código do texto: T2771151
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
David Fares
Teresópolis - Rio de Janeiro - Brasil, 52 anos
863 textos (1300953 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 24/11/14 01:46)
David Fares



Rádio Poética