CapaCadastroTextosÁudiosAutoresMuralEscrivaninhaAjuda



Texto

REGÊNCIA VERBAL, REGÊNCIA NOMINAL - DEFINIÇÃO

                      Primeiramente precisamos definir o que vem a ser a regência dentro da língua portuguesa. Poderíamos dizer que regência é o estudo. Mas estudo de quê? Para isso precisamos relembrar que as frases (ou orações) possuem termos em sua estrutura (sujeitos, predicados, verbos, complementos nominais, objetos diretos e indiretos, etc.). Esses termos todos se relacionam entre si, sendo que essa relação é o objeto de estudo da regência.

                      A regência, portanto,  é o estudo da relação existente entre os termos de uma oração. A regência também estuda a relação entre as diversas orações que podem existir em um período (agrupamento de orações).

                      Dentro do estudo da regência, podemos ter a regência nominal e a regência verbal. A primeira estuda a relação existente entre um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio) e os termos regidos por esse nome. Já a regência verbal cuida da relação de dependência que se estabelece entre os verbos e seus complementos (objetos diretos e indiretos).

                      Quer saber mais sobre esse assunto? Leia meu texto sobre a predicação verbal (verbos intransitivos e transitivos).
ADRIANO ALVES
Enviado por ADRIANO ALVES em 23/02/2011
Código do texto: T2809752

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Comentários

Sobre o autor
ADRIANO ALVES
Territórios Franceses do Sul
107 textos (465098 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 22/07/14 10:22)