Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Entregamos Em Domicílio Ou A Domícilio?

       Compro sempre no mercado tal, porque a mercadoria é entregue EM casa.Há uma faixa que nos avisa: Entregamos EM domicílio (= Entregamos EM casa). -"....A diferença que vai entre entregar NAS mãos..." (Vieira -Sermão Segundo do Mandato) é a mesma que vai entre entregar NAS casas(= NOS domicílios), ou seja, nenhuma.
Ora, quem entrega algo,entrega algo EM algum lugar ( e não "a" algum lugar).
       No Google (Dicas do Pasquale): "Qual é o complemento do verbo 'entregar'? A sintaxe padrão impõe a construção 'entrega(s) em domicílio',por analogia com outras expressões de que faria parte a palavra 'entrega' ( ' Podemos entregar em qualquer lugar do país.' ' O senhor quer que entreguemos o livro em sua casa? ').
Não se pode negar, no entanto, que é muito comum a construção 'entrega a domicílio'. Como diz a professora Maria Helena de Moura Neves em seu ' Guia de Uso do Português ', o fato de a preposição 'a' ser muito usada para indicar 'movimento em direção a' pode ser a explicação para seu uso em construção como 'Entrega a domícilio'. 'Entregamos a domicílio', em que existe 'alguma sugestão de movimento'.
De qualquer maneira, em se tratando de sintaxe formal, a construção comum é 'entrega'(ou 'entregar') EM domicílio.' "

       Movimento? Só se for da insensatez. O certo é: Onde (ou aonde) você entregou as botas?

        No Google: "Temas polêmicos 1.Comida a quilo e entregas em domicílio....Há também os restaurantes que fazem  'entregas à domicílio'. A crase seria um absurdo, já que domicílio é palavra masculina. Na verdade, nem a preposição 'a' se justifica. Se o restaurante faz entregas EM casa, NO escritório, NO quarto do hotel, por que fazer entregas 'a domicílio'? O mais adequado, portanto, é fazer 'entregas EM domicílio'...."(Prof.Sérgio Nogueira).

        Dic.Michaelis,2000,pág.822: "entregar (lat.integrare)vtdi 1.Passar às mãos de outrem,pôr em poder de alguém.Entregar jornais.Entregue-lhe esta carta.VTd.2.Pôr em casa ou estabelecimento de comprador ou destinatário (mercadorias,correspondência etc);...."

        Dic.Caldas Aulete,pág.1434: "Entregar,v.tr. pôr (alguma coisa) nas mãos e posse de outrem: Depois o honesto magistrado entregou o selo a el-rei.(Herc.)...."

         Ora, se entregar(lat.integrare)" v.t.d.2.Pôr em casa as mercadorias" é o mesmo que entrego(ponho) "em" casa as mercadorias, por que entrego [ponho] "a" e não EM domicílio? A resposta é simples:Onde falta conhecimento, a ignorância impera.Se entrego a mercadoria EM casa (= EM domicílio ), entrego a mercadoria "em" um lugar e não "a" um lugar.

         -Onde ( EM QUE LUGAR ) entrego a mercadoria, em sua casa(=em seu domicílio)?

         -".....Atravessou a praça, passou a catedral e a Igreja do Carmo, e chegou ao Carcelar, ONDE(= no lugar em que) entregou as botas a um italiano....." (Esaú e Jacó - Machado de Assis).

        - Onde (=em que lugar) entregou as botas:"a" casa ou "em" casa("a" domicílio ou "em" domicílio)?
Aí está, a não ser em regência arbitrária, outra coisa não justifica a expressão errada: Entregamos "a" domicílio.
Ouçamos quem realmente entende do assunto, com a palavra o dr.Napoleão Mendes de Almeida: "Entregas a domicílio - Expressão espúria,conquanto generalizada;emende-se para 'entregas em domicílio',pois a entrega é 'em' um lugar e não 'a' um lugar.Tornando a expressão DUPLAMENTE errada, o 'a' aparece muitas vezes com o sinal de crase"(Dic.de Questões Vernáculas,pág.101-Editora Caminho Suave,1981).
          Portanto a única explicação para entrega "a" domicílio(=entrega "a" casa) está em querer ignorar os fatos ("Fazemos entregas EM toda a região...." - "Entregamos o livro EM sua casa") e aniquilar a sintaxe:

         "...Ora a regularidade orgânica das instituições republicanas e a inviolabilidade dos direitos particulares foram-vos entregues EM custódia...."(Oração Perante O Supremo Tribunal Federal - 1892 - Rui Barbosa).

          "..., expirando,entregara EM seus braços...."(Alexandre Herculano - Eurico, o Presbítero).

       
           -Quase expirando o tempo,entregaram a pizza EM casa(=EM domicílio.- Américo Paz).

          ".... -anunciou Senhorinha - só a entrega [a carta] EM mão própria ao Senhor Abasde"(Camilo Castelo Branco -A Brasileira de Prazins). -"....Simão pediu-lhe a entrega de uma carta EM Monchique...."(Amor De Perdição - Camilo Castelo Branco).

          "... Esse Guimarães é que tinha este documento, com outros papéis que ela lhe entregou EM 71, nas vésperas da guerra..."(Os Maias - Eça de Queiroz).

          -Aqui está a prova que o nosso motorista entregou EM sua casa(=EM seu domicílio) EM 13 de junho de...Fazemos entregas EM São Paulo(e não "a" São Paulo).Guimarães,entregue a carta do Pedro EM mãos.Na volta entregue as compras do Carlos EM seu domicílio(=em sua casa) EM mãos (Américo Paz).

          "....João Barbosa voltou a concentrar-se em casa.D.Lucinda,após os primeiros dias,derramou em longas cartas que eram pontualmente entregues EM casa de João Barbosa,...." -Através deste conto(A Melhor das Noivas,1877),o fundador da Academia Brasileira de Letras,juntamente com Pe.Antônio Vieira,dr.Napoleão M.de Almeida e outros,está também nos afirmando: "... longas cartas que eram pontualmente entregues EM DOMICÍLIO (= EM CASA) de João Barbosa...."

       Logo, em que lugar(=onde)entregamos as cartas,as compras do mercado etc? -Entregamos "a" casa ou "em" casa? -Entregamos EM casa.
Mais do que comum, o certo é: Entregamos EM domicílio.



Américo Paz
Enviado por Américo Paz em 06/03/2011
Reeditado em 27/04/2012
Código do texto: T2831322

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Américo Paz
São José do Rio Preto - São Paulo - Brasil, 52 anos
369 textos (86192 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 24/11/14 15:38)
Américo Paz



Rádio Poética