AS VOZES DO VERBO

________________________________

Estudos Gramaticais

 

Voz do verbo é a forma que este assume para indicar que a ação verbal é praticada ou sofrida pelo sujeito. Três são as formas verbais: a ativa, a passiva, e a reflexiva.

A VOZ ATIVA – Um verbo está na voz ativa quando a flexão verbal nos indica que o sujeito é quem pratica a ação expressa pelo verbo, ou seja, ele é o agente da ação: Os jogadores ganharam o torneio.

O sujeito da oração é representado por: Os jogadores (foram eles que ganharam o torneio). São, portanto, os "agentes da ação expressa pelo verbo". Se o sujeito é o agente da ação, a forma verbal [ganharam] está na voz "ativa".

"O torneio" funciona como objeto do verbo e representa o "paciente da ação" na voz ativa.

• De modo prático, a estrutura básica de uma oração na voz ativa se compõe de: Um sujeito agente + verbo de ação + objeto paciente.

   Um ladrão + roubou + seu carro. - O caçador + abateu + a ave.

   As doenças afligem o homem.

   As águas isolavam as aldeias.

   O pai acompanhava a noiva.

A VOZ PASSIVA – Um verbo está na voz passiva quando a flexão verbal nos indica que o sujeito é quem sofre a ação expressa pelo verbo: O torneio foi ganho pelos jogadores.

• Jogadores, agora, expressa a ação verbal na voz passiva, por isso denominado agente da passiva. É introduzido normalmente pela preposição [por], que pode vir combinadas com os artigos [o, os, a, as] nas contrações: pelo(s), pela(as).

• Apesar das diferenças formais entre as vozes ativas e passivas, as orações continuam transmitindo a ideia de ação: "jogadores" continua o agente.

• A nomenclatura gramatical considera duas estruturas possíveis para a voz passiva: a passiva analítica e a sintética ou pronominal.

1. A Passiva Analítica é formada normalmente pelo verbo auxiliar ser, estar, ficar, seguido do particípio do verbo principal:

   O Homem é afligido pelas doenças.

   A aldeia estava isolada pelas águas.

   O jogador foi afastado pelo técnico.

   A noiva vinha acompanhada pelo pai.

   A gazela estava sendo devorada pelo leão.

=> A passiva analítica, de preferência com a omissão do agente da passiva, foi muito usada pela mídia, na ditadura militar, devido à censura. A mídia precisava informar sem ferir a imagem do governo: "Policia Militar espanca trabalhadores"; tornava-se: "Trabalhadores são espancados".

2. A Passiva Sintética ou Pronominal é formada por um verbo ativo (t. direto ou direto e indireto) na 3ª. pessoa, seguido de pronome [se] (apassivador): Vendem-se casas (Casas são vendidas = Ativa)

   Organizou-se o campeonato.

   Discutiram-se os programas.

NA REFLEXIVA a forma verbal indica que o ser representado pelo sujeito faz (agente) e recebe (paciente) a ação verbal. Em outras palavras, ele ao mesmo tempo pratica e recebe a ação verbal: Carlos cortou-se com um canivete. A forma verbal cortou-se está na voz reflexiva, porque Carlos é, a um só tempo, agente e paciente, ou seja, ele praticou e recebeu a ação de cortar-se.

Na voz reflexiva, o verbo é sempre transitivo (direto ou direto e indireto) e tem como objeto um dos pronomes oblíquos átonos (pronomes reflexivos) me, te, se, nos, vos. Para sabermos se é reflexivo, basta acrescentar a mim mesmo, a ti mesmo, a si mesmo, a nós mesmos, a vós mesmos, respectivamente. O verbo reflexivo é conjugado com os pronomes reflexivos:

   Considera-te (a ti mesmo = objeto direto) aprovado?

   O garoto feriu-se (a si mesmo = objeto direto).

   O preso suicidou-se.

   O coração nunca mais se (obj. direto) libertava do seu poder (obj. indireto)

Observações: os verbos dos exemplos não expressam, sozinhos, a reflexibilidade. Esta surge com a presença do pronome oblíquo átono da mesma pessoa do sujeito. O pronome substitui o ser que recebe a ação vinda do verbo.

Não se deve atribuir sentido reflexivo a verbos que designam sentimentos como: queixar-se, alegrar-se, arrepender-se, zangar-se, indignar-se e outros. A prova de que não são verbos reflexivos é que não se pode dizer.

Outros Exemplos:

   O garoto magoou-se.

   Nós nos perdemos na serra.

A Voz Reflexiva Recíproca denota reciprocidade, ação mútua ou correspondida. Os verbos, nesse caso, são usados, geralmente, no plural. O pronome oblíquo corresponde a um ao outro, mutuamente:

   Os Presidentes se cumprimentaram (mutuamente).

   Amam-se (amam um ao outro) como irmãos.

   Os dois pretendentes insultaram- (um ao outro, mutuamente) se.

   Gustavo e Amanda se casaram.

   Eles se amam muito.

Para ter acesso aos exercícios com gabarito, clique Aqui!

____________________

Bibliografia: Cegalla, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. Ed. Nacional, São Paulo, 1988. / Savioli, Francisco Platão. Gramática em 44 lições. Ed. Ática, São Paulo, 1993.

Se você encontrar omissões e/ou erros (inclusive de português), relate-me.

Agradeço a leitura e, antecipadamente, qualquer comentário. Volte Sempre!

Ricardo Sérgio
Enviado por Ricardo Sérgio em 03/05/2011
Reeditado em 09/09/2011
Código do texto: T2947504