Compreensão De Textos I

LABORATÓRIO DE REDAÇÃO I

LER É SÓ COMEÇAR?

“Todos temos a nós e ao mundo à nossa volta para vislumbrar o que somos e onde estamos. Lemos para compreender, ou para começar a compreender. Não podemos deixar de ler. Ler, como respirar, é nossa função essencial.”

ALBERTO MANGUEL

Leitura e escrita são, em uma sociedade letrada, a base do sistema de comunicação. Mas, se pensarmos bem, veremos que a leitura é algo muito mais presente em nossa vida do que a escrita. Atente para todas as vezes, durante um dia, em que você lê alguma coisa (vale tudo, desde rótulo de pacote de biscoito a outdoor na rua). Preste também atenção em quantas vezes você leu algo com o número de vezes em que você escreveu. Viu como a diferença é grande? Nesse sentido, é natural sermos mais “leitores” do que “autores”. Escreve aqueles que são obrigados a fazê-lo por questões profissionais. Ler, leem – supostamente – todos!

OS PASSOS DO CAMINHO

Por que, às vezes, ler parece algo tão difícil? Provavelmente porque existem maneiras de “ler”, ou, se preferirmos, diferentes níveis de leitura. O mais elevado é aquele no qual, além de coletar informações, o “leitor” está simultaneamente considerado a validade de tais informações, comparando-as ao seu conjunto de referências específico, procurando argumentos ou outras informações para sustentar suas posições.

Vamos estabelecer. Agora, alguns passos a serem dados todas as vezes que quisermos garantir um bom resultado durante a leitura de um texto.

IDENTIFICAR O TEMA DO TEXTO

Do que se trata o texto lido? Qual seria o seu foco principal (assunto em torno do qual as informações se organizam)? Se possível, é bom já verificar o grau de conhecimento que se tem sobre esse tema: alto (vai permitir avaliar o que é dito no texto a ser lido); médio (podem-se obter novas informações ainda ignoradas); baixo (será mais difícil julgar a qualidade das informações oferecidas no novo texto).

ELABORAR UMA SÍNTESE DO TEXTO

A elaboração da síntese exigirá que se faça uma seleção e uma organização dos elementos mais importantes do texto. Será necessário estabelecer critérios de relevância (O que é mais importante? O que é menos importante?)

ORGANIZAR AS PRÓPRIAS IDEIAS COM RELAÇÃO AOS ELEMENTOS RELEVANTES

A organização das informações obtidas no texto exigirá o posicionamento do leitor. Tal posicionamento deve decorrer da avaliação do que foi dito com base nos critérios que se resolveu adotar para a elaboração da síntese. Nesse momento, é importante que o leitor verifique os conhecimentos prévios que já tem sobre o tema desenvolvido pelo texto. Esses conhecimentos permitem que se adote uma posição em relação às novas informações (Concorda com elas? Discorda delas? Por quê?)

ESTABELECER RELAÇÃO ENTRE OS ELEMENTOS RELEVANTES E/OU ENTRE ELES E OUTRAS INFORMAÇÕES DE QUE O LEITOR DISPONHA

A tomada de posição em relação aos elementos relevantes selecionados devem permitir que o leitor perceba, também, como esses elementos se relacionam (são complementares [por quê], opõem-se [por quê?], subordinam-se [de que maneira?]) e também como pode relacioná-los às informações que já tinha sobre o tema.

DEMONSTRAR CAPACIDADE PARA INTERPRETAR OS DADOS QUE FORAM APRESENTADOS

Estabelecidas as relações, o leitor precisa, agora, dar um passo que vai começar a viabilizar a construção de um sentido seu para o texto que está lendo. Esse passo deve constituir a resposta para uma pergunta: que sentido faz o que acabei de ler? Em outras palavras: consideradas todas as informações, qual é o sentido fundamental a que se chega?

ELABORAR HIPÓTESES EXPLICATIVAS PARA FUDAMENTAR SUA ANÁLISE DAS QUESTÕES TEMATIZADAS NO TEXTO

A conclusão do processo de leitura e a construção do sentido aconteceu no momento em que, após determinar as informações relevantes, relacioná-las e interpretá-las, o leitor procura uma explicação para a razão de elas serem o que são. A elaboração de hipóteses explicativas para um conjunto de dados obtidos por meio de leitura é, na verdade, o passo final da “apropriação” do texto lido pelo leitor. Ao construir a hipótese sobre o cenário delineado pelo texto, ele vai além do que foi dito pelo autor e constrói um novo conhecimento acerca da questão tematizada.

ACADÊMICO
Enviado por ACADÊMICO em 28/12/2016
Reeditado em 22/01/2019
Código do texto: T5865187
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