Classificação dos alunos (3)

Nas escolas, consta do dossiê dos vários grupos disciplinares um documento denominado “Critérios de Avaliação”. Denominação duplamente inadequada: está mais ao serviço da classificação do que da avaliação e não são critérios mas domínios (os critérios têm a ver com o desempenho em cada um dos domínios). É velho de décadas, continua em vigor sem contestação e tem ares de força de lei.

Dando o exemplo da disciplina de português, tão probo documento tem a forma de uma grelha cujas colunas correspondem aos diversos domínios a considerar, como leitura, interpretação, expressão escrita, conhecimento explícito da língua… e atitudes… e testes (escritos).

Das atitudes já falámos em texto anterior.

Dos testes falamos agora:

- Então os testes não versam domínios já contemplados nas outras colunas da grelha?!

- Será que estaremos a avaliar (classificar) instrumentos em vez de desempenhos?!

- Que números resultarão de toda esta confusão?!

Sei de escolas em que esta questão foi levantada sem sucesso, com o argumento: os testes são especiais!

Especiais?! Então, nos testes, onde é atribuída uma só nota ao conjunto constituído pela leitura, pela interpretação, pela expressão escrita, pelo conhecimento explícito da língua, a leitura, a interpretação, a expressão escrita, o conhecimento explícito da língua são de natureza diferente daqueles que se dão nas aulas?!

A classificação seria sempre perversa, mesmo que rigorosa, como pensamos já ter demonstrado.

Mas assim!...

Blabladur
Enviado por Blabladur em 09/01/2017
Reeditado em 09/01/2017
Código do texto: T5876460
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.