LÍNGUA PORTUGUESA - PARTE XI UM ESTUDO SOBRE A GRAMÁTICA

Numeral é a palavra que indica quantidade de pessoa ou coisa, bem como a ordenação de elementos numa série. É uma das palavras que se relaciona diretamente ao substantivo, dando a ideia de número. Os numerais podem ser classificados em ordinais, cardinais, multiplicativos, fracionários e coletivos. Sendo que alguns numerais podem ser flexionados em gênero (masculino e feminino) e em número (singular e plural), enquanto outros são invariáveis.

Quando os numerais expressarem ordens pode ser descritos como ordinais. Assim eles indicam o número de ordem, posição ou lugar ocupado em uma série. São flexionados em gênero masculino (primeiro), feminino (primeira) e número (singular e plural: primeiro, primeiros). Os numerais ordinais são usados para indicar séculos, artigos de leis e decretos, folhas e capítulos de uma obra, soberanos, papas, o primeiro dia do mês, entre outros. Normalmente, o numeral ordinal é utilizado até ao décimo (primeiro, segundo, terceiro,... décimo), sendo substituídos depois por numerais cardinais (onze, doze, treze,...).

Os numerais cardinais indicam o número ou a quantidade dos elementos constituintes de um conjunto. Expressa uma quantidade única. De modo simplista, nos habituamos com facilidade a passar do ponto de vista cardinal para o ordinal que quase não distinguimos mais essa diferença. Mas basta pensamos que o mês de novembro é composto de 30 dias. O número 30 indica o total, a quantidade absoluta, de dias desse mês. Trata-se, portanto, de um número cardinal. Porém, empregamos outro ponto de vista quando dizemos "dia 30 de julho". Nesse caso o número 30 não está sendo usado para indicar os 30 dias do mês, mas o trigésimo dia de julho, especificando o seu lugar na ordem de sucessão dos dias desse mês, explicando uma ordem. Trata-se, então, de uma utilização ordinal. Para resolver esse impasse de forma ainda mais fácil basta saber que, entre outras classificações, os números podem ser cardinais ou ordinais. Se cardinal expressa uma quantidade absoluta (vinte, mil...), se ordinal indica ordem (décimo primeiro lugar). Feito isso, aquilo que, em geral, aprendemos ou habituamos tão facilmente a passar do ponto de vista cardinal para ordinal ou vice-versa que quase nem percebemos, basta saber que cardinal trata-se de uma sequência (um, dois, três, sete, vinte e oito, cento e noventa, mil) e ordinal indica ordem (primeiro, vigésimo segundo, nonagésimo, milésimo).

Os numerais multiplicativos como o próprio nome já sugere indica uma multiplicação. Referem-se ao número de vezes que uma determinada quantidade foi multiplicada, indicando um aumento proporcional dessa mesma quantidade. Podem assumir a função de um substantivo ou de um adjetivo. São invariáveis quando atuam como substantivos, mas, quando atuam como adjetivos, são flexionados em gênero (masculino e feminino) e número (plural e singular).

Numerais fracionários referem-se ao fracionamento de uma unidade, de um todo, indicando assim suas frações, divisões e partes. São flexionados em gênero e número conforme o numeral cardinal que os antecedem. Vejamos alguns exemplos: um quarto, três quartos, uma quarta parte, três quartas partes...

Embora sejam majoritariamente utilizados na matemática, também se verifica sua utilização na área administrativa e financeira, bem como em linguagem corrente. Exemplo: Já percorremos um terço do caminho.

Numerais coletivos referem-se aos numerais que, no singular, se referem ao conjunto de algo, indicando o número exato de seres que compõem esse conjunto. Não são flexionados em gênero, mas são flexionados em número. Exemplos: uma dúzia, quatro dúzias, uma novena, nove novenas...

Uma boa curiosidade é que o "zero" e "ambos" são considerados numerais. Outra é a diferença entre um artigo e um numeral: um artigo indica indefinição do substantivo e um numeral indica quantidade do substantivo.

Gilson Vasco
Enviado por Gilson Vasco em 29/03/2017
Código do texto: T5955437
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.