2812-CORPO, FORMIGAS E FOLHAS-Haicai didático nº 20:( Haicai Brasileiro Guilhermino)/ Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/BRASIL

2812-CORPO, FORMIGAS E FOLHAS-Haicai didático nº 20:( Haicai Brasileiro Guilhermino)/ Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/BRASIL

Águas levam tudo...

Faz dó ver o corpo mudo,

formigas e folhas.

-*-

Confira a metodologia:

1-Haicai Guilhermino://///

(de Guilherme de Almeida)(*)/////

Exige TÍTULO para o Haicai.

Verso 1: Águas levam (tu)do... /////

Verso 2: Faz dó ver o corpo (mu)do, /////

Verso 3: formigas e (fo)lhas./////

2-RIMA dos VERSOS:AAB;

3-MÉTRICA: (5,7,5)

com RIMA poética rígida./

(Verso 1: rima na 5ª sílaba forte) /Á-guas-le-vam (tu)do... /

(Verso 2: rima entre a 2ª e 7ª sílabas) /Faz-(dó)-ver-o –cor-po (mu)do, /

(Verso 3: rima na 5ª sílaba sonora )./for-mi-gas- e-(fo)lhas./

4-O principal haicaísta foi H. Matsuô Bashô (*1644 †1694), que se dedicou a fazer desse tipo de poesia uma prática espiritual.

5-Segundo H. Masuda GOGA, discípulo de Bashô (1988), o primeiro autor brasileiro de Haicai foi Afrânio Peixoto, em 1919, através de seu livro Trovas Populares Brasileiras, onde prefaciou suas impressões a respeito do poema japonês.(*)Hidekazu Masuda, mais conhecido como Goga, nasceu na província de Kagawa, no Japão, em 08 de agosto 1911. Sua relação com o Brasil se estreitou em 1929, ano de sua emigração.

6- HAICAIS são “tercetos breves, versos de cinco, sete e cinco pés, ao todo dezessete sílabas, cujo autor pode optar por emoções, imagens, comparações, sugestões, suspiros, desejos, sonhos... de encanto intraduzível”.

7- No ano de 1936, Guilherme de Almeida encontrou-se com o cônsul japonês no Brasil, Kozo Ichige. Coincidência ou não, nesse mesmo ano começou a escrever "haicais em português". No ano seguinte, 1937, publicou o artigo "Os Meus Haicais".

Quem popularizou HAICAIS no Brasil, porém, foi Guilherme de Almeida, com sua própria interpretação da rígida estrutura de métrica, rimas e título.

Gráfico que o próprio Guilherme elaborou:

_________________X

__O_____________O

_________________X

No esquema proposto por Guilherme de Almeida, seus HAICAIS tinham título; o primeiro verso rima com o terceiro e a segunda sílaba com a sétima do segundo verso.

8-Helena Kolody (Cruz Machado/Paraná * 12 de outubro de 1912 e †Curitiba, 15 de fevereiro de 2004) foi a primeira MULHER a publicar no Brasil, em 1941, haicais, na forma japonesa.

9-Outros divulgadores de haicais: Afrânio Peixoto, Millôr Fernandes, Waldomiro Siqueira Júnior, Jorge Fonseca Júnior, Wenceslau de Moraes, Oldegar Vieira, Abel Pereira e Fanny Luíza Dupré são importantes na história do haikai no Brasil.

10- A “ Corrente MODERNISTA do HAICAI tem RACIOCÍNIO LÓGICO-OBJETIVO, SEM RIMA NENHUMA, com ou sem pontuação .”

---***---

Silvia Araujo Motta
Enviado por Silvia Araujo Motta em 19/02/2010
Reeditado em 20/02/2010
Código do texto: T2094762
Classificação de conteúdo: seguro