979-CORRENTES DO HAIKAI (Haicai)Teoria X Prática

979-CORRENTES DO HAIKAI (Haicai)Teoria X Prática

1-Haikai (Haïku ou Haicai) é um forma poética de origem japonesa, surgida por volta do século XVI que valoriza a concisão. O haikai é a arte de dizer o máximo com o mínimo.

2-O grande mestre JAPONÊS haikaísta foi Matsuô Bashô (1644-1694, que se dedicou a fazer do haikai uma prática espiritual, unindo a poesia com os princípios zen-budistas.

3-Teruko Oda define HAIKAI como um poema de três versos, escrito em linguagem simples, sem rima, com dezessete sílabas poéticas (sendo cinco no primeiro verso, sete no segundo e cinco no terceiro), e com uma referência a natureza expressa por uma palavra (o chamado kigô), que deve representar também a estação do a estação do ano.

Note bem:

A corrente Modernista, pertence à terceira corrente de haicalistas, incorpora o haicai à tradição brasileira, não valorizando tanto a métrica nem o kigô. São poetas como Paulo Leminski, Helena Kolody, Millôr Fernandes, Alice Ruiz e mais recentemente César Silveira que além de questionar a forma do haikai, ampliam suas possibilidades temáticas. Chega-se a ter, hoje, haicais com temática erótica, como os de Olga Savary

Vale ressaltar que Helena KOLODY foi a primeira mulher a publicar haicais no Brasil, em 1941.

Foi admirada pelo Carlos Drummond de Andrade .

4-O haicai chegou no Brasil em 1919 com o poeta Afrânio Peixoto, e de lá para cá viveu momentos diversos: ganhou rima, perdeu rima, ganhou título, perdeu título, movimentou polêmicas acerca de sua forma e dividiu correntes.

5-A incursão métrica rígida do haikai no Brasil,

entretanto, foi através de GUILHERME DE ALMEIDA,

para quem o haikai deve ter

estrutura métrica rígida, rima e título.

No esquema proposto por Almeida ,

(desde 1936, ano de seu encontro

com o cônsul japonês no Brasil, Kozo Ichige )

a 5ª sílaba/tônica/forte do 1º verso

rima com a 5ª sílaba tônica/forte do 3º verso,

e o 2º verso possui rima interna (entre a 2ª e a 7ª sílaba).

RIMAS ao final do verso: ABA

1º VERSO: A

2º VERSO:rima interna obrigatória,

ENTRE A 2ª e a sétima sílaba.(B)

3º VERSO: A

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Exemplos

para Fixação da Teoria:

1)Corrente Guilhermina :

( Rima rígida de Guilherme de Almeida)

Título:Amor Platônico

Haicai didático:

Por Sílvia Araújo Motta

Quan/do /che/ga a /(lu)/a

(rima -a-: na 5ª sílaba/tônica/forte)

so.../...pro/(te)/jo/...meu/...de/(se)/jo!...(a rima está na 3ª e 7ª,ok.)

(rima -b-:entre a 2ª e a 7ª sílaba)

É/ ...bom .../vê-/...la / (nu)a.

rima -c-: na 5ª sílaba/tônica/forte)

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2)Corrente Guilhermina :

( Rima rígida de Guilherme de Almeida)

Título: Paixão cheira Amor

Haicai didático:

Por Sílvia Araújo Motta

O po(mar) /que (chei) ra

(rima -a-: na 5ª sílaba/tônica/forte)

a fa(cei)ra laran(jei)ra: (3ª e 7ª, ok)

rima -b-:entre a 2ª e a 7ª sílaba)

flor casamen(tei)ra.

(rima -c-: na 5ª sílaba/tônica/forte).

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3)Corrente Guilhermina :

( Rima rígida de Guilherme de Almeida)

Título:Despedida

Haicai didático:

Por Sílvia Araújo Motta

Tempes(ta) de (cho) ra!

(rima -a-: na 5ª sílaba/tônica/forte)

A (go) ra, /que/ foi /em (bo)ra, (2ª e 7ª,ok)

(rima -b-:entre a 2ª e a 7ª sílaba)

pe/la /vol/ta im (plo) ra.

(rima -c-: na 5ª sílaba/tônica/forte)

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4)Corrente Guilhermina :

( Rima rígida de Guilherme de Almeida)

Título:Vida sem amor

Haicai didático:

Por Sílvia Araújo Motta

Vi/da /sem / a (mor)...

(rima -a-: na 5ª sílaba/tônica/forte)

A/sa /par/ (ti) da/, /fe (ri) da (rimas:4ª e 7ª,ok)

(rima -b-:entre a 2ª e a 7ª sílaba)

Só /cul/ti/va / (dor.)

(rima -c-: na 5ª sílaba/tônica/forte)

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5)Corrente japonesa:

Haicai didático:

Por Sílvia Araújo Motta

Sempre que te (ve)jo---(rima ve)(5ª sílaba)(com 5 sílabas)

pro(te)jo meu coração--(rima te)(2ª sílaba)(com 7 sílabas)

de um forte de(se)jo.--(rima se)(5ª sílaba)(com 5 sílabas)

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6)Corrente MODERNISTA:

SEM RIMA NENHUMA,

RACIOCÍNIO LÓGICO,

com ou sem pontuação:

Haicai didático:

Por Sílvia Araújo Motta

Andorinha chora,

Viúva, geme, soluça!

Asas de luto.(APENAS QUATRO SÍLABAS)ok.

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7) Corrente MODERNISTA:

com ou sem pontuação:

Haicai didático:

Por Sílvia Araújo Motta

Sempre que te vejo(RIMA 5ª sílaba)

mais aumentas meu amor,

certeza do desejo.(RIMA 5ª sílaba)

Note bem:

Estes são alguns exemplos práticos, para melhor entendimento e fixação da teoria.

Leia mais:

www.recantodasletras.com.br/autores/silviaraujomotta

Silvia Araujo Motta
Enviado por Silvia Araujo Motta em 16/02/2007
Reeditado em 14/11/2008
Código do texto: T383162
Classificação de conteúdo: seguro