Luiz Carlos D. FORMIGA

Receba
Essa singela
Homenagem!

Pioneiro...
Homem de Bem...
Semeador incansável!

Sua grandeza não está na Academia...

Ela apenas reflete as conquistas de sua
ALMA!




EXPERTS IN CORYNEBACTERIUM DIPHTHERIAE
A species of gram-positive, asporogenous bacteria in which three cultural types are recognized. These types (gravis, intermedius, and mitis) were originally given in accordance with the clinical severity of the cases from which the different strains were most frequently isolated. This species is the causative agent of DIPHTHERIA.

Top authors
• Efstratiou, Androulla
• Holmes, Randall
• Mattos-Guaraldi, Ana Luíza
• Popovic, Tanja
• Murphy, John
• Mazurova, Izabella
• De Zoysa, Aruni
• Schmitt, Michael
• Hirata, Raphael
• Ikeda-Saito, Masao
• Andrade, Arnaldo
• Collier, Robert
• Engler, Kathy
Formiga, Luiz Carlos
• Ton-That, Hung
• George, Robert
• Nakao, H
• Ringe, Dagmar
• Chu, Grace
• Kalinowski, Jörn
• Tauch, Andreas
• Glushkevich, TG
• Oram, Diana Marra
• Pimenta, Fabricia Pires
• Pühler, Alfred
• Yoshida, Tadashi
• Besednova, NN
• Durbaca, S
• Grimont, Patrick
• Kunkle, Carey

Fonte:
www.biomedexperts.com/Concept.bme/5224/Corynebacterium_diphtheriae

Biomédico (1969) pela Faculdade de Ciências Médicas, Universidade do Estado da Guanabara (UERJ).

Especialização em Microbiologia e Imunologia (1970), Mestrado (1974) e Doutorado (1979), no Instituto de Microbiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Pedagogo, Licenciado pela A.E.S. São Judas Tadeu, R.J.

Pósgraduação em Educação em Saúde, Especialização pelo Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde, do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ.

Prêmio Uerj-Funarte, 1980. Concurso de monografia, com "A Universidade do Estado do Rio de Janeiro e a formação de recursos humanos para a área de saúde. Curso de Ciências Biológicas, Modalidade Médica". Projeto Semana da Uerj, realizado pelo Departamento Cultural e Patrocinado pela FUNARTE.

Prêmio Científico Enzilab/1991. Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, sob patrocínio da Enzilab Hospitalar LTDA.

Professor Adjunto da Faculdade de Ciências Médicas, UERJ e Professor Adjunto IV do Departamento de Microbiologia Médica do Instituto de Microbiologia da UFRJ.

Foi Coordenador dos Cursos de Pósgraduação da Faculdade de Ciências Médicas da UERJ.

Foi Coordenador do Centro de Referência Nacional de Difteria e outras Corinebacterioses, do Ministério da Saúde.

Coordenador da Linha de Pesquisa - Corynebacterium diphtheriae.

Síntese da linha de pesquisa: Formiga, L.C.D. 1985. New possibilities for Laboratory diagnosis of diphtheria. Brazilian J. Med. Biol. Res., 18:401-402.

 

 

TRABALHOS CIENTÍFICOS E TÉCNICOS PUBLICADOS NA ÚLTIMA DÉCADA (1990-2000).

1. Danelli, M.G.M., Peralta, J.M., Teixeira, L.M. & Formiga, L.C.D. 1990. Anticorpos monoclonais para toxina diftérica: produção e análise através de técnicas imunoenzimáticas.

Rev. Microbiol.(SP), 21(1):41-48.

2. Guaraldi, A.L.M. & Formiga, L.C.D. 1991. Relationship of biotype and source to the hemagglutination and adhesive properties of C. diphtheriae.

Brazilian J. Med. Biol. Res. 24: 399-406.

3. Guaraldi, A.L.M. & Formiga, L.C.D. 1991. Corynebacterium diphtheriae e difteróides: ensaios de aderência.

Rev. Bras. Pat. Clin. 27: 53-60. (Prêmio Científico Enzilab 1991)

4. Marques, E.A.; Formiga, L.C.D.; Franco, N.A.C. & Carneiro, S.M.C. 1991. Ensenanza e investigacion en la universidad.

Foro Universitário (Univ. Autonoma México), 94 (XIV): 07-20.

5. Danelli, M.G.M.; Teixeira, L.M.; Formiga, L.C.D. & Peralta, J.M. 1991. Protective monoclonal antibodies to diphtheria toxin.

Mem. Inst. Oswaldo Cruz, RJ.86: 265-267.

6. Guaraldi, ALM & Formiga, LCD. 1992. Hemagglutination pattern of Corynebacterium diphtheriae.

Rev. Microbiol.(SP),23: 8-12.

7. Camelo, T.C.F. & Formiga, L.C.D. 1992. Identification of Corynebacterium diphtheriae by indirect immunofluorescence technique.

Rev. Microbiol. (SP), 23: 149-151.

8. Formiga,L.C.D. & Guaraldi,A.L.M. 1993. Diphtheria: current status and laboratory procedures for diagnosis.

Rev. Bras. Pat. Clin., 29(3): 93-96.

9. Formiga, L.B. & Formiga, L.C.D. 1993. Infecções por C. diphtheriae em pacientes imunodeprimidos.

Bol. Inform. Unid. Imunodep. / Hosp. Aeronáutica dos Afonsos. M.A., 3: 2.

10. Macambira, R.P.; Formiga, L.B. & Formiga, L.C.D.. 1994. Difteria: O grave prognóstico brasileiro.

Jornal Brasileiro de Medicina (Edição do 35º Aniversário), 66 (3): 69-81.

11. Rosa, A.T.; Formiga, L.C.D. & Freitas, R.F. 1994. A Hanseníase, a Lepra e a Comunicação Dirigida. Escola de Enfermagem Anna Néry & Instituto de Microbiologia, UFRJ. Apresentado no XVII Encontro Nacional dos Estudantes de Enfermagem, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza. Monografia. 43 p.

12. Formiga, L.B.; Formiga, L.C.D. & Gomes, R.O. 1994. Difteria Iatrogenia da Omissão.

Pediatria Atual, 7(8): 27-31.

13. Formiga, L.C.D. 1994. Salto de Qualidade.

Boletim da Faculdade de Ciências Médicas, 24: 2.

14. Formiga, L.C.D. O que espero de meus médicos. Idéias para uma "Declaração de Direitos do Paciente Terminal.

Rev. Enfermagem.UERJ, RJ, 4(1): 89-102, 1996

15. Guaraldi, A.L.M.& Formiga, L.C.D.. 1998. Bacteriological properties of a sucrose fermenting Corynebacterium diphtheriae strain isolated from a case of endocarditis.

Current Microbiology, 37(3): 156-158.

16. Guaraldi, A.L.M., Formiga, L.C.D. & Andrade, A.F.B. 1998. Trans-sialidase for sialic acid incorporation on Corynebacterium diphtheriae.

Fems Microbiology Letters, 168(2): 167-172.

17. Formiga, L.C.D. Ciência e Microbiologia com amor. Boletim da Sociedade Brasileira de Microbiologia (SBM-Notícias), 22 (outubro): 3-4, 1998.

18. Duarte, R.S.; Alviano, D.S.; Alviano, C.S. & Formiga, L.C.D. 1998. Graduação em Microbiologia e Imunologia PrimeiraTurma do Brasil. Boletim da Sociedade Brasileira de Microbiologia (SBM-Notícias), 22 (outubro): 4-6, 1998.

19. Formiga, L.C.D. Ensino, Pesquisa e Ética na Microbiologia Médica.

Sociedade Brasileira de Microbiologia - Notícias, n0 21, julho 1998.

20. Formiga, L.C.D. Corynebacterium. (Capítulo de livro) In. Trabulsi, L.R.; Alterthum, F.; Gompertz, O.F.; Candeias, J.ªN. (Editores).

Microbiologia. Atheneu, 1999, p. 177-185.

21. Guaraldi, A.L.M., Formiga, L.C.D., Andrade, A.F.B. 1999. Cell surface hydrophobicity of sucrose fermenting and non fermenting Corynebacterium diphtheriae evaluated by different methods.

Current Microbiology, 38(1):37-42..

22. Guaraldi, A.L.M., Capelli, E.A., Previato, J.O., Formiga, L.C.D. & Andrade, A.F.B. 1999. Characterization of surface saccharides in two Corynebacterium diphtheriae.

Fems Microbiology Letters, 170(!): 159-166.

23. Formiga, L.C.D.. Educação, Universidade e Espiritualidade.

Tendências do Trabalho, 309 (maio): 2-3, 2000.

24. Formiga, L.C.D.. Ética, Sociedade e Terceiro Milênio.

Tendências do Trabalho, 312 (agosto): 8-10, 2000.

25. Formiga, L.C.D.. Espiritualidade, Transparência e Consciência.

Tendências do Trabalho, 313(set.): 10-16, 2000

26. Guaraldi, A.L.M., Formiga, L.C.D., Pereira, G.A. 2000. Cell Surface Components and Adhesion in Corynebacterium diphtheriae.

Microbes And Infection (Inst. Pasteur), 2: 1-6.

 

Apoio financeiro: CNPq, PRONEX, FAPERJ.

 

Fonte: A Era do Espírito  
http://aeradoespirito.sites.uol.com.br/A_ERA_DO_ESPIRITO_-_Portal/ARTIGOS/Indice/INDICE_ArtigosLCF.html

(Leia mais)

www.forumespirita.net/fe/espiritismo-jovens/espiritas-universitarios-divulgacao-na-academia/