Margarida - a menina dos milagres de Nova Londrina

Nascida em 28 de novembro de 1954 e falecida no dia 18 de novembro de 1966, aos 12 anos de idade. (Sepultada no Cemitério Municipal de Nova Londrina/PR). Residia próximo ao Estádio João Venâncio da Rocha, filha de D. Júlia e Mário Meneguci.

Ela foi vítima de um acidente caseiro, queimadura de terceiro grau – o que a levou a morte. Era religiosa, fazia parte do grupo “As Cruzadinhas”, fez a primeira comunhão com o Pe. José Bevilácqua.

Seu túmulo (capelinha) é o mais visitado do Cemitério Municipal e o único que tem um cruzeiro ao lado (Seus devotos lhe presenteiam com flores, doces, bonecas, etc.). Há muito tempo ela vem atraindo romeiros de toda a região. Tem muita gente que garante que ela faz milagres e que a menina é santa.

Segundo informações de sua família, fazia muito frio naquele dia, ela e seu irmão foram se aquecer no fogão a lenha, quando, de repente, uma labareda invadiu o saiote de farlett da menina e a queimou quase por inteira. (...)

A sua mãe estava trabalhando nesse momento, foi socorrida por vizinhos que a levaram ao hospital Santa Terezinha e atendida pelo Dr. Olivier Grendene. Ficou três meses internada. A situação era grave e a menina insistiu para ir para sua casa, pois queria ver seus amiguinhos, o que aconteceu, e logo, quinze dias depois, veio a falecer.

Depoimentos:

Prof. Osmar Fernandes:

Vou ao cemitério de vez em quando, aqui é uma cidade pequena, e sempre tem gente lá na capelinha dela. Realmente, ela é especial mesmo. Tem gente que já me confidenciou alguns milagres.

Margarida é a menina milagrosa daqui. O que eu sei é que a menina morreu queimada aos 12 anos de idade, acidente caseiro... Há 44 anos, aproximadamente. Seu túmulo (capelinha) é o mais visitado do cemitério da minha cidade. Tem muita gente que garante que ela faz milagres... Por isso, é visitada por romeiros da região. Devotos garantem que a menina é santa.

Seu sepultamento foi feito numa cova comum. Mas, com os milagres que vem realizando, segundo muitos testemunhos, a prefeitura municipal resolveu edificar a capelinha na cova da menina e um cruzeiro ao lado.

Devotos da cidade e da região visitam cotidianamente a capelinha da menina santa. À medida que se espalha à notícia dos milagres realizados, a romaria vai se juntando.

Muitos devotos levam flores, velas, bonecas, doces de todo tipo, cartas, e uma variedade de outros objetos... Fazem dela uma menina especial, um espírito de luz, uma santa.

Muita gente vai ao seu túmulo pagar promessas... Os pedidos são de toda ordem: de emprego, casamento, curas de doenças graves, de bebedeira, desavenças, dificuldades financeiras, etc.

O filho de um antigo coveiro, o Zé, fez promessa para menina, dizendo que se ele arrumasse emprego logo, faria um revestimento de azulejo em seu túmulo, e como teve a sua graça alcançada, pediu permissão para a família de Margarida, e pagou a promessa. A partir desse milagre, o que acabou chegando aos ouvidos da cidade, a menina vem realizando muitos pedidos.

Vilma, uma amiga de infância, prometeu muitas flores e mandaria rezar uma missa se arrumasse casamento, como obteve a benção, também cumpriu a promessa.

Uma senhora de Paranavaí, que me pediu sigilo sobre seu nome, pediu para a menina santa, que, intercedesse na volta do marido ao lar, e se isso acontecesse, dar-lhe-ia presentes e acenderia muitas velas no seu cruzeiro, a graça foi atendida, e a mulher pagou seu compromisso.

Janaína foi à sua capelinha e lhe prometera que se passasse de ano, acenderia muitas velas no seu cruzeiro, a graça foi alcançada, e ela pagou a promessa conforme o prometido.

Izilda:

Prof. Osmar, que maravilha! Relatos impressionantes. Estou emocionada... Margarida é milagrosa!!! Meu interesse é imenso, pois, recebi meu nome - Izilda - graças a um milagre no momento do parto... Minha avó invocou a intercessão de menina izildinha. Fomos salvas, eu e minha mãe, graças a Deus em primeiro lugar! E à menina izildinha! Que a menina margarida seja reconhecida! Mesmo sem a ter conhecido, algo nela me emociona! Muitas vezes antes de adormecer, me pego pensando nela.

Lêda soares de Almeida:

Ela faz milagres mesmo, porque o sofrimento dessa menina foi muito grande. Eu acompanhei sua aflição em muitas visitas... Ela me falava: "veja tia... E, colocava a mão na boca e tirava um dentinho cozido, e me perguntava: Será que eu vou ter outro, tia?”. Eu lhe dizia chorando: “Sim, você vai ter todos os seus dentinhos”. O seu corpo estava em carne viva, cheio de bolhas.

O meu esposo, João Fernandes de Almeida, ajudava as pessoas que dele precisavam, e a Margarida foi uma delas.

Acho que a mãe da margarida se lembra o quanto chorei com todo aquele sofrimento. Eu perguntava pra ela: “Você está sentindo muita dor? E ela me dizia: não!... Papai do céu não me deixa sentir dor”.

Essa menina estava totalmente cozida. Era um verdadeiro horror... Vendo-a e ouvindo-a conversar naquela situação... Viva! Apesar de todo seu sofrimento, era um milagre!!!

Laídes Sales:

Eu estive lá hoje dia 1 de novembro, e fiz um pedido a ela. Fiquei maravilhada com as velas, flores e brinquedos em seu tumulo muito interessante mesmo, aquela capelinha simples, mas com algo que nos emociona muito... Deus a tenha em um bom lugar porque seu sofrimento foi grande, mas sua fé maior.

Prof Osmar Fernandes
Enviado por Prof Osmar Fernandes em 02/06/2010
Reeditado em 04/01/2012
Código do texto: T2294585
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.