Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Elas, as secretárias; nós, os representantes de vendas

Último dia do mês e é um sábado; como toda a informática,  para funcionar, precisa dar dor de cabeça, muitos dos pedidos efetuados simplesmente desapareceram do sistema, deixando vendedores de cabelos em pé. A empresa pelo tamanho e volume de vendas já atua em três turnos e seis dias por semana. Eu, como a maioria, trabalho quase todos os sábados e domingos, pelo menos um turno, devido à burocracia e por não ter uma secretária.

Felizes são os que são assessorados por eficientes secretárias; seu eu tivesse uma, hoje seria um dia mais tranqüilo e não precisava ficar estressado, correndo atrás de erros que podiam ser evitados. Mas o texto não é sobre erros, mas sim sobre elas, as secretarias.

Eu digo que não tenho, mas tenho diversas, colegas de trabalho, que atuam na retaguarda, procurando nos ajudar dentro dos limites impostos e das ferramentas a serem utilizadas. Algumas são desprovidas do e-mail e do Messenger, mas não quero julgar a decisão empresarial. Estamos em plena era da TI e alguns acham que bloquear a comunicação instantânea ajuda a melhorar a qualidade do serviço, quando a eficiência pode ser atingida pela eficácia da administração, do treinamento e da motivação.

A todas as secretárias do Brasil aquele abraço carinhoso pelo dia e deixo bem claro que vocês é o braço direito da equipe de vendas; sem vocês não sobreviveríamos.

Por outro lado, amanhã, domingo, é o nosso dia. Dia do vendedor para uns; dia do representante comercial. Mas é o nosso dia; dia de engraxar o bigode numa costela gorda e suculenta. Curtir o carvão arder enquanto o sal estoura sobre as labaredas. Sorver um amargo, estalar os beiços na canha, molhar a goela com a gelada e agradecer ao Pai por sermos vitoriosos, grandes vencedores.

Novamente eu digo que a profissão mais antiga é a do vendedor, apesar de muitos acharem que a prostituta seja a mais antiga. Contesto porque ela vendia um serviço e ao vender, torna-se uma vendedora.

Adoro vender; adoro a profissão que herdei do meu pai, que herdou do seu pai – meu avô Oscar. Não lembro dele porque ele partiu antes de minha descoberta neste mundo, mas o tenho no meu coração. Um dia o encontro, como encontrarei todos os meus amigos e familiares que já se foram. Imagino ou sonho encontrá-los numa roda de chimarrão, numa conversa fraternal. E é claro que falaremos sobre venda, sobre comércio.

Portanto amigo vendedor, caríssimo representante de vendas e todos àqueles que “mexem” com venda, quer seja da expedição, quer seja da logística- parabéns pelo nosso dia e que este dia seja o melhor de todos os dias de sua vida. Que possamos passar horas maravilhosas com a nossa família e com os que amamos, em falar de problemas, de vendas perdidas, de representadas cruéis, de comissões em queda, de despesas em alta.

Lembro aos interessados que se não gostar de vender e da arte de vender, não entre nesta profissão. Aqui se faz necessário amantes com a arte de vender. Sem isto, mesmo com o melhor do estudo, vocês não serão vendedores, não serão representantes comerciais. Serão tiradores de pedidos e isto qualquer programa faz.

Parabéns amigos e amigas; sem você o Brasil pára, como está parado com esta corrupção política que nos envolve, que nos castiga e deixa feridas profundas por ver a impunidade e a passividade que muitos agem com relação ao que acontece.

Novamente um grande abraço a todas as secretárias e secretários pela nobre profissão e outro do tamanho do Rio Grande do Sul aos vendedores e representantes comerciais.


Oscar Schild, vendedor, gerente de vendas e escritor.
http://www,grandesvendedores.com.br
Oscar Schild
Enviado por Oscar Schild em 03/10/2006
Código do texto: T255269

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, fazer uso comercial da obra, desde que seja dado crédito ao autor original (cite o nome do autor e o link para o site www.grandesvendedores.com.br). Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Oscar Schild
São Leopoldo - Rio Grande do Sul - Brasil, 60 anos
98 textos (4844 leituras)
1 e-livros (52 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 10/12/16 12:54)
Oscar Schild