NOVE ANOS

Tudo começou com uma bolsa.

Uma bolsa que estourou.. de um ventre que se mexia e um bebê que antecipava a vinda..

Quarta-feira, 22h.

Tudo começou com uma bolsa.

Água pra todo lado... barriga diminuindo...

Uma bolsa que apavorou essa mãe, que correu com toalhas nas mãos, que não achava direito o caminho do hospital..

Tudo começou com uma bolsa.

Uma bolsa que se transformou numa dose absurda de corticóide para amadurecer dois belos pulmões que frágeis, ainda não sabiam direito que iriam respirar.. Foram duas injenções na noite de quarta, duas na manhã de quinta, duas na tarde e mais duas na noite. Outras duas na manhã de sexta e mais duas na tarde.

Tudo começou com uma bolsa.

Que rompida, corticoizada, ficou paralizada numa posição do lado esquerdo para que não faltasse fluxo de sangue para o coração e cérebro. Não podia se mexer. Quieto. Só tem a barriga com o bebê, acabou a água, não tem liquido aminiótico suficiente, canal de nascimento aberto, porta de entrada de bactérias.. perigo à vista: icterícia, e outras cositas mas..

Pelo menos dois eco-doppler por dia, quinta de manhã, de tarde, após as 19h; sexta, de manhã. Parto marcado pras 18h do mesmo dia.

"O eco-doppler é um exame cardio vascular que utliza ondas de ultrassom e permite analisar o fluxo de sangue que circula nos vasos sanguineos (veias e artérias) e é também chamado de ultrassom vascular."

Dando entrada na Clínica São Marcos, às 18h nascia o bebê mais branquinho do mundo inteiro! Com 49cm e 3250g... prematuro razoável não?!! perdeu 250g na UTI mas os três primeiros foram de bom tamanho, ou melhor, de bom peso!!

Previsão: 3 meses.

Primeiro momento: icterícia, transfusão de sangue pelo umbigo, troca de sangue, cateterismo pelo umbigo, exames, fios, agulhas, injeções, raspar a cabecinha, por mais fios ligados a não sei o que... ligados ao ceu para que a vida se estabelecesse.

Segundo momento: oxigênio pelo nariz porque os pulmões não respondiam, RS500,00 por dia por ar... olhos vendados com uma máscara branca, luz azul e branca fluorescente para icterícia, UTI climatizada, berço relativamente quente, outros bebês, outra realidade, outro ajuste: pontos de uma cesariana com elevadores para subir e descer, dia e noite pra ficar ao lado do berço, numa cadeira de plástico, esperando o tempo fazer o efeito dos remédios, da oração, da total recuperação.

Terceiro momento: dieta zero! Não sabiam ainda se era possível mamar porque o pulmão ainda não respondia...

A mãe recebe alta. Se mantém diariamente na UTI ao lado do bebê, das 7h às 23h. Recém parida não era lá um passeio dos mais animadores.. fora que o trajeto vai e vem de casa-hospital balançava tudo: os pontos da cesárea, o chão cheio de imenso e intermináveis buracos e um dia inteiro sem deitar...

Segundo dia de UTI pulmão funcionando... ave maria... nunca respirar foi tão importante... tão vital.. tão redundantemente necessário para que se pudesse sair de lá vivo!!!

Vamos então experimentar mamar? Ora ... 30 minutos sem parar... estava então aberta a temporada de esperança infinita de volta pra casa..

Da previsão inicial de três meses, no quinto dia a enfermeira pede pra levar uma roupinha, e começou a desligar cada aparelho que ligava uma parte de seu corpo: um troço vermelho do pé esquerdo falava sobre o coração, um fio ligado no braço esquerdo falava sobre sangue, um fio ligado na cebeça raspada à esquerda falava sobre a, sobre b, ou sobre c... o que importa é que todos, simplesmente to-dos foram sendo desligados um por um na frente de uma mãe que de nada havia sido avisada... e foram arrumando o bebê, calçando a meia mais branquinha que já ví, uma roupinha azul da cor do ceu, e assim, sem muitas delongas, entregam o bebê pra mãe que a tudo via atenta, para levá-lo pra casa...

Ela caiu dura no chão.

Quando acordou, era tudo verdade. Mas ele é tão pequeno, tão frágil como será que vai enfrentar esse mundão ai? Vilge... não seria melhor ficar mais uns dias?!!!!

Chegando em casa... rotina alterada. Comida preparada para gerar leite na mãe que precisava em 6meses estar com esse bebezinho firme e forte com todas as imunidades tinindo pra que pudesse estar fora de perigo.

Uma mudança enorme ocorreu. Em todos os sentidos.

Vou pular algumas partes e deslizar suavemente para o momento atual em que esse bebê completa nove anos, que já tem um monte de idéias próprias na cabecinha um dia raspada cheia de fios, que já tem respostas atravessadas na ponta da língua, e que ainda não sabe bem direito o que fizeram para que tudo esteja como está, mas seu sorriso.. ah seu sorriso.. é o mais encantador que existe.

seus olhos têm o brilho das estrelas.

seus cabelos são como se sua vó amada e querida, Fátima, que sempre o amou e embalou em seus braços.

seu nariz é do tamanho suficiente para respirar respirar respirar e viver muito e plenamente.

suas orelhas são pequenas e redondinhas.

suas mãos são esguias e fortes.

suas pernas são fortes e firmes.

seu corpinho é divino, perfeito, pleno.

seus pulmões funcionam a pleno vapor.

seu coração bombeia o sangue que vai até o cérebro e viva o eco-doppler!!

Sua criatividade não encontra limites nas cores que utiliza pra pintar papéis em branco... ficam lindos lindos lindos com o colorido dessa criança...

Sua inteligência é algo surpreendente. Sua perspicácia é algo sublime. Sua doçura é algo palpável e sua alegria é mais que contagiante.. transborda nas palmas das mãos que toca.

Sua capacidade de querer a paz e harmonia se mistura com sua aura de luz de anjo e sua infinita potencialidade ainda nem desabrochou...

O mundo, querido menino que está crescendo, ainda nem começou a se descortinar para você.. mas será repleto de bençãos, recheado de guloseimas e lotado de cores.. de muitos arco-iris, de muitas possibilidades de Luz Paz e Alegria. O mundo para você terá sua marca, sua genialidade, sua doçura e sua generosidade.

E hoje que você completa nove anos, nem se parece com aquele pequenino bebê da UTI.. se parece com um anjo que o Universo permitiu que fosse gerado por mim. E como Deus é que nos permite ter ou não filhos, é a ele que agradeço primeiro. E como é Deus que nos ouve nas orações é a ele que peço por você. E como é Deus que tudo sabe, é a ele que deixo conduzir.

Não esqueça de uma coisa: Não o conhecia e não sabia como era a vida antes de você. Hoje não imagino não tê-lo tido, tão óbvia que se tornou sua existência dentro de mim.

Feliz aniversário e que você sempre tenha muitos motivos pra comemorar a vida.

Um grande beijo da Mãe.

FADA SININHO
Enviado por FADA SININHO em 03/02/2011
Reeditado em 22/05/2011
Código do texto: T2770201
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.