4673- SILVIA ARAÚJO MOTTA RECEBE O DIPLOMA DA ADESG E DISTINTIVO DE LAPELA, SOB A APROVAÇÃO DA ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA.

4673- SILVIA ARAÚJO MOTTA RECEBE O DIPLOMA DA ADESG E DISTINTIVO DE LAPELA, SOB A APROVAÇÃO DA ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA.

-

A belíssima solenidade de Formatura realizada no Auditório principal do Clube dos Oficiais da Polícia Militar de Minas Gerais registrou inúmeras presenças marcantes de Autoridades das Forças Armadas do Exército, Marinha, Aeronáutica e incontáveis representantes de Instituições sociopolítico: culturais, municipais e estaduais.

O Certificado conferido pela participação com aproveitamento no trabalhos do CEPE-2012, foi assinado pelo DPF Pedro Luiz Berwanger-Presidente da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ESG) e pelo Prof. Dr. Inácio Loiola Pereira Campos-Delegado da ADESG-MG.

A aprovação no XLIII CEPE, realizado na cidade de Belo Horizonte, no período de 02/07/2012 a 19/11/2012 foi atestada pelo Sr. Delegado da ADESG-MG, mediante o desenvolvimento da carga horária de 360 horas sendo 154h de aulas teóricas e 206h de práticas, pesquisas e trabalhos em grupo.

O Registro na ADESG Nacional sob o nº 7.457 de 07/11/2012 e o Registro na ADESG Estadual de Minas Gerais, sob o número 10.979, às folhas 85y do livro de Registro de Certificados nº 02, datado de 19/11/2012.

O impecável Mestre da Cerimônia, também ADESGUIANO que concluiu o CEPE, na Turma de 2011-Laércio de Oliveira Ferreira cumpriu a pauta com a elegância, competência e a seriedade exigidas para a sessão cívico-cultural de Formatura dos Estagiários do Ciclo de Estudos de Política e Estratégia-CEPE-2012.

O discurso proferido pelo Prof. Inácio Loiola Pereira Campos,-Delegado da ADESG-MG foi muito significativo. Discorreu sobre a importância da Escola Superior de Guerra e ADESG para a Nação brasileira.

A ADESG-Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, fundada em 1951, sociedade civil sem fins lucrativos e de utilidade pública federal, objetiva vivificar a união SOS diplomados pela ESG e difundir os conceitos fundamentais e o método de Planejamento Estratégico preconizados pela Escola.

Com 27 Delegacias, uma em cada capital dos Estados e no DF e com representações em mais de 100 (cem) cidades, a ADESG possibilitou, até hoje, a diplomação de mais de oito mil adesguianos, só em Minas Gerais, nos diversos Ciclos de Estudos de Política e Estratégia (CEPE), de importantes lideranças e formadores de opinião.

No discurso, reconheceu a excelente qualidade das idéias apresentadas durante as Palestras do CEPE-2012 e o aprimoramento da cultura geral dos estagiários. Agradeceu a equipe de coordenadores do CEPE-2012 e também às parcerias realizadas com as instituições mineiras, a exemplo da Faculdade Novos Horizontes.

NOTAS COMPLEMENTARES:

A ESG é um Instituto de Altos Estudos, diretamente subordinada ao Ministro da Defesa. Integrada por civis e militares, foi criada em 20 de agosto de 1949.

Sua missão é realizar estudos e pesquisas para compreender as realidades nacional e internacional, a fim de preparar civis e militares para assessorar a formulação de políticas e estratégias relativas à defesa, à segurança e ao desenvolvimento do país.

Tem como valores organizacionais: o Ser Humano, Nação; Ética; Democracia; Diversidade de pensamento; Liberdade de Expressão; Conhecimento e Orgulho de ser ESG.

A ESG oferece vários cursos:

A-CAMPUS RIO DE JANEIRO:

-

Cursos oferecidos pela ESG:

A-Campus do Rio de Janeiro:

1-Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE).

Objetivo: proporcionar conhecimentos para o exercício de funções de direção e assessoramento de alto nível na administração pública, em especial na área de Defesa Nacional, desenvolvendo planejamentos estratégicos nas expressões do Poder Nacional.

Público-alvo: civis e militares, do Brasil e das Nações Amigas.

Duração: 40 semanas.

2-Curso Superior de Inteligência Estratégica (CSIE)

Objetivo:

Proporcionar conhecimentos para o exercício de funções de inteligência estratégica na administração pública e, sem especial, nos Órgãos ligados ao Sistema Brasileiro de Inteligência (SISBIN).

Público alvo:Civis e oficiais superiores das Forças Armadas e Forças Auxiliares.

Duração: 19 semanas.

-

3-Curso de Logística e Mobilização Nacional (CLMN)

Objetivo: proporcionar conhecimentos para o exercício de funções nos níveis gerenciais executivos da Logística e Mobilização Nacionais e de assessoramento aos Órgãos responsáveis pelo Sistema Nacional de Mobilização (SINAMOB).

-

Público alvo: civis e militares superiores das Forças Armadas e Forças Auxiliares.

Duração: 15 semanas.

-

4-Curso de Estado-Maior Conjunto (CEMC)

Objetivo:proporcionar conhecimentos para o exercício de funções nos Estados-Maiores Conjuntos e para o desempenho de atividades que envolvam o planejamento e o emprego estratégico-operacional de forças militares em operações conjuntas.

Público alvo: oficiais superiores das Forças Armadas.

Duração: 16 (dezesseis) semanas.

-

5-Curso de Gestão de Recursos de Defesa (CGERD)

Objetivo: proporcionar conhecimentos de processos de gestão de recursos de defesa no âmbito da administração pública e privada.

Público alvo: civis e oficiais superiores das Forças Armadas e Forças Auxiliares.

Duração: 7 (sete ) semanas.

-

6-Curso Avançado de Defesa

Objetivo:proporcionar conhecimentos para o desenvolvimento de um pensamento sul-americano de defesa, com base na cooperação e integração regionais.

Público alvo:civis e militares que atuam na área de defesa dos países da UNASUL.

Duração:10(dez) semanas.

-

7-Curso Superior de Defesa

Objetivo: proporcionar conhecimentos para o exercício de funções de assessoramento de alto nível que envolvam assuntos de defesa, tanto no âmbito do MD como nos demais Órgãos governamentais de interesse da Defesa Nacional, promovendo a interação entre os integrantes dos Cursos de Altos Estudos realizados pelas Forças Armadas e pela Escola Superior de Guerra.

Público alvo: civis e militares das Forças Armadas e Forças Auxiliares.

Duração: 40 (quarenta) semanas.

-

8-Programa de Atualização da Mulher.

Objetivo: proporcionar a participação da mulher em temas atuais, por meio de um programa de palestras, conferências, painéis e outras atividades de caráter cultural, social e informativo.

Público alvo: senhoras da comunidade com que a ESG se relaciona.

-

B-CAMPUS BRASÍLIA

1-Curso Superior de Política e Estratégia (CSuPE)

Objetivo: proporcionar conhecimentos para a macro-análise das conjunturas e cenários nacional e internacional, de modo a possibilitar a avaliação de políticas e estratégias, em especial na área de Defesa Nacional.

Publico alvo- civis do alto nível da administração pública e militares das Forças Armadas .

Duração:07(sete) semanas.

-

2-CURSO DE DIREITO INTERNACIONAL DOS CONFLITOS ARMADOS

Objetivo:Capacitar e atualizar conhecimentos relacionados à aplicação, respeito e garantia do cumprimento das normas internacionais de origem convencional ou consuetudinária relativas aos conflitos armados.

Público alvo: civis e militares que exerçam atividades relacionadas com o DICA.

Duração:02 (duas) semanas.

-

3-ESTÁGIO DE ASSUNTOS DE DEFESA

Objetivo: proporcionar conhecimentos essenciais da Defesa Nacional para a compreensão e a análise dos assuntos afetos á área de atuação do Ministério da Defesa.

Público alvo: civis lotados no Ministério da Defesa.

Duração: 05 (cinco) semanas.

-//-

http://www.recantodasletras.com.br/homenagens/4007112

Silvia Araujo Motta
Enviado por Silvia Araujo Motta em 27/11/2012
Reeditado em 10/01/2013
Código do texto: T4007112
Classificação de conteúdo: seguro