Mamãe e seus 70 Anos

DEZEMBRO DE 1936

Era 8 de dezembro de 1936; terça-feira. Uma torrencial chuva molhava as áridas terras de Campos Sales, município na região sul do Ceará, que pareciam regar a florescente vida daquela que nascia e seria uma mulher que o mundo teria orgulho de ter; por sua conduta, perseverança,dignidade, caráter, coragem e o testemunho de vida, com certeza um legado para a posteridade. A título de curiosidade, naquele mesmo dia apresentavam-se aos vivos o ator norte-americano David Carradine(famoso Kung Fu, do seriado de televisão) e Jorge Gerdau(grande empresário brasileiro).

Seria aquela mais uma filha do casal Aristida e Fabrício(de saudosas memórias).Foi no intimo contato com a natureza que aquela bela criatura se desenvolveu, naqueles rincões do alto sertão cearense, sem se importar com o governo constitucionalista de Getúlio, a revolução espanhola, os primeiros passos de Hitler rumo ao domínio nazista, não faziam a menor diferença. Muitas vezes enfrentando dificuldades com os períodos de estiagem, mas sempre demonstrando a coragem, o denodo do sertanejo. Como toda criança levada e sadia sempre aprontava muitas com as irmãs mais novas, Zefa e Lídia, tais como a fuga para a cidade de Campos Sales, tia Zefa ao relento, a estória do louco de capa preta, as sentinelas que sempre lhes rendiam prazer, especialmente a do mentruz, que até hoje nos rendem momentos de descontração; as idas ao Itaguá e inumeráveis outras.Tinha um talento especial, chegando a construir uma casa de taipe miniatura, habitável, que o vozinho Fabrício derrubara quando começou a sentir os desfalques na despensa de casa, trazendo muita tristeza para ela, quando sua obra prima foi ao chão. Até a vozinha Aristida chegava a armar sua rede no alpendre daquela casa tão resistente. Foram também memoráveis as grandes noites de vigílias,na busca pela presença de Deus, quando da conversão dos pais ao Evangelho

Os anos se passaram até que os cassacos do DNOCS começaram a aparecer naquelas cercanias, quando da construção de um açude que inundaria partes das terras de seu pai. Aquela região, outrora calma e serena começara a se agitar até que os olhares de Reneuda e Luiz Camelo(nosso querido e saudoso pai)se entrelaçaram e a paixão chegara ao coração, sendo consumado o casamento em 1957, sendo gerado dele sete filhos: Vera Lúcia, Paulo Sérgio, Luiz Camelo Filho,Jorge,Rogério,Daniel e Ana Lúcia, coroando aquela feliz união, grandemente sentida quando da separação em 2003.

Setenta anos se passaram e hoje rendemos graças a Deus por tê-la entre nós, recordar os momentos de dificuldades que atravessamos, os de alegrias, as repreensões,o suprimento da ausências de nosso pai, sempre em viagens, assim podendo dizer que em grande parte de nossa vida ela foi pai e mãe simultaneamente, nas correções e nos ensinamentos que fizeram o que somos hoje.

Portanto, nesta feliz noite estão consubstanciadas alegria e gratidão. Gratidão esta direcionada primeiramente a Deus que é a causa maior deste encontro.A ele seja a glória o domínio e louvor para sempre. E, não por último, a ela que nos suportou, socorreu, corrigiu, amou. Que nos ensinou as primeiras lições da escola, apesar de seu pouco conhecimento, plantando como que sementes que nos garantiria um privilégio alcançado por poucos neste país, o de concluir uma graduação numa universidade pública e gratuita.

Enfim, mamãe, o nosso muito obrigado, que o Senhor te abençoe e te guarde. Te amo.