HOMENAGEM AO DIA DOS AVÓS

HOMENAGEM AO DIA DOS AVÓS

Lendo determinado artigo nos deparamos com a seguinte frase: "perguntaram a uma criancinha o que ela gostaria de ser quando crescesse. Ela de pronto respondeu:- Quero ser grande e também ser avó!". Quem fez a pergunta ficou abismada com a resposta da inocente menininha. O porquê da resposta intrigava, pois uma criança ter a vontade de ser avó era coisa fora do comum. Minha filha retrucou o indagador, por que queres ser uma avó? Uma avó é uma senhora de idade, velhinha, de cabelos brancos que não tem filhos. Sorrindo a menininha disse mais, ela gosta dos filhos dos outros. Um avô leva os meninos para passear e conversa com eles sobre pescaria e outros assuntos parecidos. Os avós não fazem nada, e por esse motivo podem ficar mais tempo com a gente. Como eles são velhinhos, não conseguem rolar pelo chão ou correr, pular corda, brincar de amarelinha, mas não faz mal.

Levam-nos para passear nos shopping e nos deixam olhar as novidades, os brinquedos até cansar. Em suas casas tem coisas muito boas, refrigerantes, bolos, biscoitos e num cantinho da sala de visitas, um vidro cheinho de balas, suspiros e confeitos. Quando nós pedimos para eles contarem histórias, principalmente quando se trata de nossos pais, eles fazem com a maior satisfação. Falam que nossos pais já foram crianças e gostavam de ouvir belas histórias da Bíblia, histórias de livros especiais para crianças, livros já usados bem velhinhos com figuras lindíssimas. Fazem questão de nos mostrar os jardins floridos, ensinando-nos os nomes das flores e fazendo-nos sentir o doce perfume das rosas. "Eles nunca dizem: "depressa", já para a cama" ou "se não fizerem logo, vão ficar de castigo".

É comum a maioria usar óculos e já vimos alguns tirando os dentes e as gengivas. Quando inocência no pensamento das crianças, por isso, o Mestre Jesus afirmava: "Deixai vir a mim as criancinhas, pois elas herdarão o reino dos Céus". Eles nos querem muito bem. Quando a gente faz uma pergunta, os avós não dizem: "menino, não vê que estou cansado?" Eles pensam em nossa felicidade, no nosso bem-estar e em nossa alegria. Eles respondem do jeito que a gente entende. Os avós sabem muito e conhecem muitas coisas. Nunca nos tratam como bobos e sim como criancinhas decentes. Quando dizemos coisas que eles acham inconvenientes eles não retrucam, mas nos ensinam o que é certo. Nunca dizem em tom de deboche, que gracinha? O colo dos avós é acolhedor, é quente e fofinho, bom de a gente sentar quando estamos cansados e tristes. Todo mundo deveria ter um avô, uma avó, porque são os únicos adultos que têm tempo para nós.

O pensamento infantil é uma bênção divina, visto que não existe nenhuma maldade. Eles almejam a felicidade e, principalmente quando lidam com pessoas de mais idade. Nesse momento eles se lembram dos avós que para muitos fazem o papel de um segundo pai, ou pais. Eles são orientadores de uma nova vida. Fazem com que as crianças, através de suas lições levantem o olhar e pisem firme, seguro no caminho pelo qual segue. Orientam as nossas vidas para a prática do bem sem olhar a quem. Estão sempre dispostos todos os dias a exercer mais e mais trabalhos na educação e para que possamos exercer a cidadania. Sempre em suas mentes os pensamentos positivos afloram. Eles constroem um manancial de energias para gerar dentro de nós tudo de bom e um direcionamento certo para que não percamos o azimute e alcancemos um potencial de grandes qualidades. Eles conhecem todas as nuanças, pois em suas mentes estão às bússolas do otimismo. Eles tranquilizam os nossos corações.

Os avós de hoje estão cada vez mais jovens, trabalhando e com isso quase não sobra tempo para os netinhos queridos. A destinação da vida consegue muitas vezes separar avós de netos, visto que, os pais por diversos motivos vão trabalhar em outro lugar longe de seus queridos netos. O tempo bom daquela doce menininha quase não existe mais. No entanto, ainda vemos avós velhinhos e cada ruga representa uma história rica de vida. São muitas e experiências variadas. Mesmo assim, ainda tem muitas histórias para contar quando o encontro é inevitável. Muitos esquecem suas vidas para viverem a vida dos netinhos. Os seus corações estão sempre recheados de atenção, de carinho e de amor. A palavra esperança sempre está na ponta da língua para novas orientações.

Assim como os passarinhos tem os seus ninhos, nós temos nossos colos que aninham o ombro mesmo cansado nos ampara. O olhar é de complacência, de bem querência e de amor. Nessas frases aqui inseridas estarão sempre aneladas ao amor e respeito de dedicamos aos nossos avós. Eles estão sempre em nossos corações, por isso, devemos ao crescer ser úteis e servir. Servir a todos, mas é fazer aos irmãos tudo o que agrada ao Senhor. Com essas palavras cheias de amor homenageamos todos os avôs e avós que são para todos nós um segundo pai e uma segunda mãe. O respeito é um dos valores mais importantes de ser humano e tem grande importância na interação social. O respeito impede que uma pessoa tenha atitudes reprováveis em relação à outra. Muitas religiões abordam o tema do respeito ao próximo, porque o respeito mútuo representa uma das formas mais básicas e essenciais para uma convivência saudável. Feliz dia dos avós, paz e felicidades para todos. Pense nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI- DA ACE- DA AVSPE- DO PORTAL CEN- DA AOUVIRCE E DA ALOMERCE.

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 30/07/2014
Código do texto: T4903185
Classificação de conteúdo: seguro