Um grande baile ou um baile grande?

Nos idos dos meus 12 anos eu tive a minha primeira paixonite, todas as minhas paixões eram platônicas, como eu era magricela e sem graça, logo não era muito amada, então o sofrimento por supostos amores não correspondidos eram considerados o fim de uma existência.

Nos verões eu dormia no quarto da minha vó, por causa do ar condicionado, então numa madrugada de 1982 ela me ouviu chorando baixinho. Logo acendeu a luz e me perguntou o que me afligia, pegando rapidamente um lenço e enxugando carinhosamente as minhas lágrimas, eu no meio dos soluços disse que na festinha que eu tinha ido, o menino que eu gostava beijou uma outra menina, e pior, ele ficou com 3 garotas na mesma noite e sequer olhou para mim, vovó ficou séria e deitou a minha cabeça no seu colo e começou acariciar meus cabelos me acalentando, ficou um tempo calada, e quem a conheceu sabe, que a vovó educava as vezes por metáforas ou ditados.

Nessa noite, ela apostou numa metáfora e começou a me dizer: - Imagina que a vida é um grande baile... imaginou? Eu respondi que sim, balançando a cabeça. – Muito bem ! Ela afirmou e me perguntou novamente:

- Nesse baile onde você está?

 – Sentada no canto vó! Respondi em meio a soluços.

- Aí que está seu erro! Já parou para pensar em quantas coisas acontecem numa festa? Encontramos pessoas que há tempos não vemos; Conhecemos pessoas novas; Conversamos assuntos que até mesmo desconhecemos e descobrimos que gostamos de falar sobre; Recebemos propostas de empregos; E se tivermos sorte, conhecemos até o amor de nossa vida.  Você quer mesmo ficar sentada num canto com todas essas coisas acontecendo ao redor?

- Mas eu sou feia vó ! Eu afirmei e depois perguntei:  Quem vai me tirar para dançar?

- Quem vai tirar você para dançar, eu não sei, mas sei que não é num canto que você encontrará um par. Priscylla! A vida é um grande baile e nós nunca devemos ficar paradas num canto! A beleza está naquilo que você será, então seja generosa, prestativa, simpática e principalmente estude! Porque o conhecimento seduz e chama atenção das pessoas que realmente valem a pena e aí você será vista, e quando você menos esperar alguém te conduzirá numa dança, mas antes de alguém te conduzir, aprenda a dançar sozinha, pois assim a senhorita não pisará no pé de ninguém. Mas não parta para o baile somente com esse intuito, seja sempre, antes de qualquer coisa, você! Os convidados do baile que você irá não gostam de personagens. Mas lembre-se, isso é muito importante! Se dê o respeito! Curta o baile! E você verá que ele é grande e é o melhor evento de todos! Ele é a sua vida! E é nesse lugar que você construirá sua história! Não vê como tenho muitas para contar?

Após essa conversa eu já havia parado de chorar, ela ficou acariciando meus cabelos e eu no auge na inocência dos meus 12 anos estraguei toda a lição perguntando para ela: - Vó o fulano um dia vai namorar comigo?

Ela riu e disse: - Bom...sei que você não entendeu nada, por enquanto! Mas  Você não acha que é muito novinha para pensar em namoricos? Que tal namorar livros? E quer minha opinião sincera? Esse menino é muito adiantado no atraso! E você vai acabar ficando também se continuar pensando nessas coisas, tudo tem seu momento certo! Na festa não tem a hora dos parabéns? Então? Na vida, meu anjo, também tem  hora para tudo!

Ficamos em silêncio e ela acariciou meus cabelos até que adormeci. No dia seguinte minha mãe nos levou a biblioteca nacional, namoro livros até hoje e gosto de dançar sozinha.

Essa lição, apesar de não ter entendido na hora, guardei para sempre! E digo com toda certeza de que a vida não é um grande baile e sim, um baile grande, com música para todos os gostos, ele é interminável e os convidados são das mais variadas espécies, cada um tem uma beleza e qualidade particular a ser descoberta ou mostrada na hora que melhor couber. E todos tem que ter suas escolhas respeitadas.
 
 Valeu vó! Enquanto eu viver à senhora também viverá!
 
 
Priscylla de Lêu
Enviado por Priscylla de Lêu em 21/09/2014
Reeditado em 21/09/2014
Código do texto: T4970817
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.