Círio de Nazaré - peculiaridades e curiosidades III


                     
                                   Detalhe da Imagem Peregrina
 

 Patrona do Estado - Nossa Senhora de Nazaré, conhecida como a Padroeira dos paraenses (Santa Maria de Belém é a Padroeira de Belém), foi proclamada Patrona do Estado do Pará em 15 de dezembro de 1971, através da Lei 4.371, e desde então recebe anualmente honras de Chefe de Estado.
 
         Termo Círio - Originado da língua latina “Cereus”, (de cera), significa vela grande de cera, por ser a principal oferta dos fiéis em Portugal, passou a ser também no Pará e com o tempo passou a ser o nome da Procissão, do Cortejo em Honra a Nossa Senhora de Nazaré em Belém, pelo interior do Pará e em outros estados onde o Círio acontece como em Macapá/Amapá.
 


 
As duas Imagens de Nossa Senhora de Nazaré -


                                             

                                           Imagem Autêntica


         Ambas com suas importâncias, as duas imagens são igualmente queridas e respeitadas pelos devotos de Nazaré. A mais antiga chamada de Imagem Autêntica, que foi encontrada pelo pescador Plácido em 1700 as margens do Igarapé Murutucú (local onde hoje é a Basílica Santuário), está guardada no Altar-mor, em redoma de cristal, o Glória, na Basílica, e só desce de lá por duas ocasiões: No aniversário da Elevação da Basílica a condição de Santuário, em maio, e no Círio de Nazaré em outubro. Ainda assim só sai do interior da Basílica por duas ocasiões, entre elas, a vinda do Papa João Paulo II a Belém em 1980.

                                             
               
                                   Imagem Peregrina


         A outra imagem trata-se da Imagem Peregrina, uma réplica da achada por Plácido, que substituiu a mesma por questões de segurança em1969, e é a que sai da Basílica em todas as peregrinações oficiais da festa de Nazaré, nos demais dias é guardada na Sacristia da Basílica Santuário. Não é uma réplica perfeita, pois que ganhou traços amazônidas no rosto e o menino que carrega traços indígenas e caboclos.


                
                                                       O Glória



Leia mais sobre:
 
http://www.ciriodenazare.com.br/

 
 

http://www.basilicadenazare.com.br/

 
 
 
http://cirio.diarioonline.com.br/

 
Roseane Namastê
Enviado por Roseane Namastê em 29/09/2014
Reeditado em 29/09/2014
Código do texto: T4980932
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.