Uma realidade de sonho...

É uma vida que começa do início. Não é um talento desenvolvido ou adquirido, mas um dom que nasce junto com a gente.

O neném se imagina com asas quando o pai o levanta para cima brincando de aviãozinho. Depois que aprende a andar e já possui equilíbrio, qualquer obstáculo alto é um alvo para que a criança possa subir e de lá pular, não é mesmo?

O medo das pessoas mais próximas de que as asas venham realmente crescer, é outra coisa que acompanham o nosso crescimento. Mas a certeza que se pode ter, é que todo mundo nasce com o sonho de voar.

A diferença entre os aviadores e os demais seres humanos é que eles despertaram a verdadeira paixão pelos pássaros. Não veem o voo como um sonho à mais, mas uma necessidade a se realizar.

Depois que crescem, os outros veem as brincadeiras do pai, por exemplo, como algo que ele fazia para despertar as risadas; Para o aviador, a mesma é vista como a altura recorde daquela idade já superada, e a cada dia esse recorde necessita que continue a ser superado por si próprio.

Para os outros, saltar é algo mecânico; para o aviador o impulso para o sonho. Os outros aderem o medo, os aviadores ganham o desejo de buscar a extrema evolução da segurança. Os outros sabem dos riscos, os aviadores os assumem e são alimentados pelo desafio de vencê-los.

Voar é inexplicável. Deixar o físico para viver a Física na alma. É mais que ganhar sustentação no ar, é a suprema liberdade exterior.

Lembro-me bem da infância. Das aulas de Ballet... lembro daquela menina delicada e sonhadora, que vivia em cada giro e em cada salto, uma águia; Daquela magreza dentro do tutu embalada no collant, quando a pureza sapeca ganhava liberdade; Lembro-me das sapatilhas que me faziam voar com os pés nos chão...

Não sou aviadora desde que descobri o amor por aviões. Sou aviadora desde a primeira vez que meus pulmões me fizeram respirar mais fundo, a fim de buscar mais ar, quando minh'alma almejava a liberdade. Sou aviadora desde a primeira vez que fitei o céu, e vi que o azul era a cor mais bela da aquarela...

A descoberta é que veio depois, quando no Campo de Marte uma menina de cinco anos se maravilhava com a Esquadrão de Demonstrações Aéreas pela primeira vez; Quando ela chegou pertinho da máquina em exposição; Em seu primeiro contato com um Comandante; Em sua primeira exploração à uma "cockpit"... Era tudo fantástico!

Mas o aviador não vê apenas emoção. Naquele dia, ela viu a vida e disse "Quando crescer, vou ser piloto de avião!".

Essa decisão, ninguém tirou de dentro dela. Afinal, é isso! É acreditar no sim, quando tudo diz não. É estudar mesmo quando acha que já entendeu. Vencer todos os preconceitos, ser chamado de louco...

É despender um custo que não tem preço. É ser a infinita tentativa de ser um dos orgulhos da família e dela, na maior parte do tempo, só ter a saudade. É ser a testemunha do verdadeiro "É possível" e nunca desistir...

É ter em um título, várias profissões... É ser soldado, ir pra guerra e não voltar sem a vitória... É treinar tudo até a perfeita "decoreba", das mais simples até as mais difíceis operações. Suar pra completar horas de voo e nunca poder estar desatento. É não se perguntar do que é capaz e, estar preparado para a missão, cumprindo-a...

- Quando ela disse que iria ser piloto, riram. Riram muito. E disseram que seria impossível se ela não lutasse muito. Mas convencida de sua vocação, respondeu: "Eu vou lutar e, quando crescer, vou ser piloto de avião!".

Ser aviador é ser autor de um suspense, um drama e um ação, em uma só história. É não viver para sentimento e seguir em frente. É saber que o acreditar será honrado. Avistar o céu e além de fé, batalhar e ter garra... É olhar para a aeronave e ter a certeza de que toda a luta, vale a pena!

A missão de iniciar uma operação cirúrgica em cada decolagem, e finalizá-la com sucesso em cada pouso. CAVOK, fazer o "briefing", planejar voo, registrar plano de voo, acionar motores, checar no "stand by", passar a frequência, a fonia e decolar...

A linda visão... depois o equilíbrio de pousar.... taxiar, olhar a aeronave, checá-la, fazer os momentos terrestres preciosos, cuidar de tudo e se preparar para a próxima escala de voo...

Ser aviador não é ser amante do céu, é casar com ele! Nesse 23 de outubro, um Parabéns a todos nós, aeronautas, aeroviários, e também aos passageiros que voam por amor... e Viva a Aviação!