DOM HAROLDO

O EMBAIXADOR DE CRISTO.

Dom Haroldo fala uma linguagem simples, sem artifícios e sem afetação; delicada, concisa e sem verborragia, tampouco eloqüência desmedida e suntuosidade verbal.

É de todo saber, que sabedoria e inteligência não são sinônimos. Nem todo inteligente é sábio. Mas Dom Haroldo consegue ser os dois: inteligente e sábio.

Com Inteligência, ele acumula informações e aplica de forma competente, norteada para o bem. Com sabedoria, ele faz bom uso da inteligência e procede de maneira ética e moral. O verdadeiro sábio escolhe o que é bom pra si e melhor para os outros. Possui discernimento e bom senso, sobretudo, para harmonizar-se com os seus iguais... Foi assim que enxerguei Dom Haroldo: Um ser humano de inteligência Salomônica. Um sacerdote que encontrou a felicidade na simplicidade.

Duas coisas projetam o homem acima das coisas mundanas, disse o Papa Francisco: A simplicidade e a pureza. A primeira busca Deus; a segunda o encontra e Nele se rejubila. Com a sua alma Franciscana, vi Dom Haroldo dando prova que não se escraviza com correntes de ouro; não acumula o que se corrompe e descarta o que muda ao longo do tempo, por entender que a riqueza e os valores são efêmeros. Quem acumula fardo para carregar é porque não teve tempo para usar... Dom Haroldo tem de especial o compasso rítmico que forma essa cadência de harmonia; o compasso da igualdade e da simplicidade.

Por mais que me deliciasse com os sábios filósofos de outros séculos e deuses de todos os credos, alinho-me, hoje, com a experiência de Dom Haroldo. Ele tem maior capacidade de albergar a minha alma...

Que o Santo Deus prolongue os seus aqui na terra com saúde e paz!..

Leonam Obol

Manoel Rocha Lobo
Enviado por Manoel Rocha Lobo em 21/11/2014
Código do texto: T5044088
Classificação de conteúdo: seguro