A B C de Ceilândia

A B C

DE

CEILÂNDIA

Aqui eu conto uma história a muitos anos passados de um povo que tiveram o seu destino traçado de construir uma cidade

em terreno abandonado.

Botaram este pessoal dentro de um mato , porém não sabiam que a Ceilândia que nasceu , hoje tem sua história badalada lá no estrangeiro também.

Ceilândia, eu te vi nascer , acompanhei teu progresso pra te ver progredir mais...isto pra Deus sempre eu peço :-Ceilãndia, eis o meu lar , pra onde sempre eu regresso...

Disseram que a Ceilândia nunca que ia prestar,mas quem falou se lamenta , e vive só a sonhar em comprar uma casinha e na Ceilândia vir morar.

É uma cidade que tem grande população, foi muito discriminada no tempo da remoção. Quem sai de Ceilândia ,leva

bastante recordação.

Foi quando os governantes resolveram retirar quem morava em invasão, vieram todos pra ca ,construir esta cidade

pra gente se orgulhar.

Garantiram que aqui tinha tudo que se precisava e com a Ceilândia a gente a toda hora sonhava pra ver a cidade crescer,

a população esperava.

Homenageamos hoje a nossa bela cidade que veio trazer pra todos bastante tranqüilidade, e muita gente hoje vibra de tanta felicidade.

Industria, comercio e a feira ,Ceilândia tem pra valer.

Os favelados fizeram a Ceilandia aparecer e hoje todos só querem

ver a Ceilândia crescer. Já nasceu nossa Ceilândia, só resta agora zelar. Precisamos de pessoas que queiram se interessar, olhar bem para a Ceilândia pra ninguém mais reclamar.

Lá no Núcleo bandeirante era tudo favelado .Na Ceilândia todos tem um endereço gravado em cada casa que existe, é lugar apropriado.

Morar em Ceilândia é orgulho que a cada dia desperta ,onde não existia nada, era área deserta . Foi esta a única saída pra fazer a coisa certa.

Nada disso existia e não tinha nada aqui se não fossem as favelas da Vila do IAPI ,Vila Tenório , e Esperança, vieram todos pra aqui.

O morro do urubu ,Vila Bernardo Saião, era urubu só no nome, mas não tinha o bicho não.

Hoje aqui tudo é Ceilândia que amamos de coração.

Pra falar sobre Ceilandia sinto-me entusiasmado,mas esqueci de falar sobre o cachorro sentado ,o coitado se levantou

e veio morar no cerrado.

Quando chegava a Ceilândia todo este pessoal

parecia gado solto no meio do matagal , era aquela correria...

parecia um festival.

Rezar era a melhor saída pra livrar do que se via, cobra e minhocaçu toda hora aparecia, no começo de Ceilândia, tudo

isto aqui existia.

Só se ouvia a noite inteira o martelo trabalhando, já outro

com uma enxada ia o mato limpando...A mãe, embaixo de uma

lona, ia dos filhos cuidando.

Todo mundo era ancioso, pra ver Ceilândia nascer e hoje, em seu aniversário, podemos até dizer ;- Ceilândia, nós te amamos, com muito orgulho e prazer.

Um dia, eu sei que vou de Ceilândia me afastar, porém levarei lembranças do meu querido lugar. Em Brasilia não achei lugar melhor para morar...

Vi teu começo, Ceilândia, hoje , me sinto contente, e em teu aniversário, para mim,o melhor presente, homenagear-te junto a todos,tua amável e boa gente...

Xexéu é pássaro que canta, logo aoalvorecer, Ceilândia, nós te cantamos com muito orgulho e prazer...Tudo que tens hoje aqui, fizestes por merecer.Zelar por ti, Ceilândia,é minha obrigação, acompanhei-te no começo, falo-te, e não minto não...Parabens minha Ceilândia, que guardo em meu coração...

Joaquim (Bezerra da Nóbrega) é na Ceilândia o incansável, porque a anos aqui cheguei. Quero dizer pra você, povo forte e valente, Isto tudo, minha gente, e muito mais vamos fazer...

Biografia do Autor

Nascido em Santa Luzia do Sabugi , na Paraiba, aos 20 de abril de 1.953, filhode João Bezerra da Nóbrega e de Julieta Bezerra da Nóbrega. Chegou a Brasilia em Abril de 1.969 na invasão daVila Tenório, no Núcleo Bandeirante, sendo removido em 1.971 para a cidade de Ceilândia, onde vive até hoje...Autor do Livro de Cordél “Terracap contra a Ceilândia”. No livroo autor aproveita para fazer um relato sobre o começo da Ceilândia, contar a história da remoção das invasões e os altos preços que o governo estava cobrando pelos lotes naquela época. Esse ultimo motivo , fez nascer o “Movimento dos Incansáveis Moradores de Ceilândia, do qual Joaquim também fez parte. É autor do Livro de Cordel “ A vida do Nordestino” que foi lançado na 26ª feira do Livro de Brasilia. O livro A-B-C de Ceilândia, foi escrito em homenagem ao 37º aniversário de Ceilândia.

A transcrição acima, elaborada em sua íntegra, pelo escritor Julio Piovesan, foi em homenagem a esta figura exemplar de um Ceilândense cujo caráter,cuja ilibada conduta o faz um exemplo de amor a esta grande cidade de Ceilândia...

Julio Piovesan

São José dos Campos – S.Paulo

Poéta e Escritor