Zequinha Sarney – Ministro com “M” Maiúsculo

Zequinha Sarney marcou profundamente a história brasileira ao ocupar com excelência o cargo de Ministro do Meio Ambiente!!!

Seu apelido em diminutivo representava na verdade sua jovialidade e simplicidade, pois Zequinha foi um dos mais jovens profissionais a assumir tamanha responsabilidade. Ele tinha apenas 41 anos quando o Presidente Fernando Henrique nomeou-lhe para conduzir a política ambiental. Aquele fato só confirmou sua longa trajetória de superação e precocidade.

Em 1979, começou sua carreira em São Luis, aos 21 anos de idade, como Deputado Estadual. Depois foi eleito para a Câmara Federal, em 1982, tornando-se o mais atuante Parlamentar na defesa dos direitos das populações rurais, mulheres, comunidades tradicionais, povos indígenas e do meio ambiente.

Entre 1987 e 88, como Deputado Constituinte atuou decisivamente na construção do Capítulo 225 da Constituição Federal – que trata da proteção da natureza brasileira.

Em 1997, fundou a Frente Parlamentar Ambientalista, liderando centenas de parlamentares em projetos legislativos voltados para a sustentabilidade.

Em 1999, assumiu o Ministério do Meio Ambiente promovendo uma verdadeira “Revolução Verde”. Durante três anos, reestruturou e fortaleceu todas as vertentes da área ambiental.

Zequinha Sarney, como Ministro do Meio Ambiente, fez jus à responsabilidade que a causa ambiental exige. O Brasil tinha sediado a maior Conferência da ONU no Rio de Janeiro – a ECO 92. Havia uma enorme expectativa por ações concretas que mudassem a realidade frente à defesa da Amazônia e de todos os demais tesouros naturais de nosso país.

O Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) foi reestruturado com ampliação maciça da participação social, abrindo vagas para que mais entidades representantes de movimentos populares e ONGs Ecológicas tivessem voz e propusessem melhorias nos trabalhos do governo.

A criação da Agência Nacional de Águas (ANA), aprovação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), regulamentação da Lei de Crimes Ambientais e criação da Secretaria de Assentamentos Humanos do MMA são algumas ações importantes.

O IBAMA viveu uma fase de fortalecimento, crescimento e interiorização sem precedentes. Superintendências, Gerências e Escritórios foram reformados, ampliados e/ou inaugurados. Os Centros de Pesquisa receberam recursos financeiros extras e dezenas de Unidades de Conservação foram implementadas. Projetos importantes, como Orquídeas do Brasil, PREVFOGO, Educação Ambiental e Tartarugas Marinhas, foram valorizados e aperfeiçoados.

Ele chegou à Esplanada dos Ministérios para marcar história como um dos profissionais mais compromissados com a valorização do IBAMA e de seus servidores.

Não media esforços para receber os dirigentes da Associação de Servidores do IBAMA (ASIBAMA), priorizando suas reivindicações nas decisões administrativas. Quem viveu aquele período sabe bem o quão intenso e forte era o envolvimento dos funcionários do IBAMA nos trabalhos da Associação e na construção da agenda ambiental.

Zequinha Sarney ficou três anos no cargo, mas inúmeros frutos de sua gestão foram colhidos sucessivamente. As maiores conquistas salariais e de valorização da Carreira de Especialista em Meio Ambiente foram germinadas e muito bem cuidadas por ele e toda sua competente e motivada equipe. Isso mesmo, vale ressaltar, “competência e motivação” eram duas palavras que não faltavam naquela época!!!

O final dos anos 90 e começo do Século 21 representa um período glorioso para as ações gerais do Ministério do Meio Ambiente e especialmente para o IBAMA.

Certamente que o nome do profissional que melhor personifica esse período de conquistas e avanços para a causa ambiental é Zequinha Sarney!!!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas - TO, Setembro de 2015.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 17/09/2015
Reeditado em 17/09/2015
Código do texto: T5385567
Classificação de conteúdo: seguro