Paulo Nogueira Neto – O Maior Ambientalista do Brasil

Paulo Nogueira Neto – Um Grande Ciclo Ambientalista no Brasil

Paulo Nogueira Neto é a maior personalidade na história ambiental do Brasil. O ambientalista brasileiro mais longevo, conhecido, respeitado, admirado e premiado nacional e internacionalmente!!!

Nasceu em 18 de abril de 1922, na cidade de São Paulo, filho de Paulo Nogueira Filho e da Sra. Regina Coutinho Nogueira. Teve um único irmão caçula: José Bonifácio Coutinho Nogueira, ex-Secretário da Agricultura do Governo Carvalho Pinto.

Nas veias de Paulo Nogueira Neto corre o sangue de grandes personalidades da história do Brasil, como: Domenico Vandelli (naturalista Italiano), José Bonifácio (Patriarca da Independência) e Campos Salles (4º Presidente do Brasil).

Buscou honrar essa herança genética-familiar aprimorando seus talentos com muito estudo e trabalho.

Fez o curso secundário no Ginásio de São Bento, em São Paulo. Como estudante, tomou parte ativa na luta contra a ditadura do Estado Novo. No tempo da 2ª Guerra Mundial, fez o seu serviço militar voluntariamente, como soldado raso de cavalaria, mas, não precisou embarcar para o combate.

Nessa época de conflito global, a vida de Paulo Nogueira Neto seguiu por um caminho especial. Seus pais sempre viajavam para Campinas, onde possuíam uma fazenda e mantinham amizade com vários proprietários rurais. Foi freqüentando a fazenda Aretuzina do sr. Manoel Ribeiro do Valle que ele conheceria as duas maiores paixões de sua vida. O sr. Manoel tinha em sua propriedade algumas caixas de madeira, nas quais guardava algo peculiar. Ele criava abelhas sem ferrão (Meliponinae), e logo apresentou ao jovem Paulo, que se interessou profundamente por elas. Também era pai de uma bela e cativante jovem, Lúcia Ribeiro do Valle, com quem se apaixonaria profundamente. Eles iniciaram namoro e, depois de receberem a benção de ambas famílias, celebraram o noivado. O seu pai, durante muitos anos, foi exilado político na Argentina, por ser contra o Estado totalitário então existente.

Em 1944, Paulo Nogueira Neto casou-se com Lucia Ribeiro do Valle Nogueira, que foi sua companheira e grande incentivadora na realização de projetos, publicações e gestão política. Dessa união tiveram 3 filhos: Paulo Nogueira Júnior, Luiz Antônio Nogueira e Eduardo Manoel Nogueira; 6 netos e 5 bisnetos.

Em 1945, tornou-se bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Isso o ajudou na elaboração da legislação ambiental.

Em 1954, fundou a Associação de Defesa do Meio Ambiente (ADEMA-SP), uma das mais antigas e atuantes entidades ambientalistas do Brasil.

Incentivado por sua esposa e pelo amigo Paulo Emílio Vanzolini, fez o curso de História Natural na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da USP, concluindo em 1959. Defendeu sua Tese de Doutorado em 1963, sobre a arquitetura dos ninhos dessas abelhas.

No final dos anos 60, liderou um grupo de cerca de 30 profissionais na Associação Paulista de Biólogos (APAB), conduzindo intensa articulação até a criação do Conselho Federal de Biologia (CFBio), tornando-se seu 1º Presidente.

Em 1974, assumiu a Secretaria Especial do Meio Ambiente (SEMA), cargo que exerceu por doze anos e meio, em vários governos. Era amigo também de líderes oposicionistas. Foi o arquiteto da legislação ambiental básica, única lei da época aprovada quase unanimemente pelo governo e pela oposição.

A SEMA criou e estabeleceu 3 milhões e duzentos mil hectares em 26 Estações Ecológicas. Foi o idealizador do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) e da Política Nacional de Meio Ambiente (Lei nº 6.938/81), lançando as bases administrativas, legais e técnicas para o surgimento do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

O trabalho de Paulo Nogueira Neto foi coroado com sua inclusão na importante Comissão Brundtland de Meio Ambiente e Desenvolvimento, designada pela ONU e sob a presidência da 1ª Ministra da Dinamarca, Gro Brundtland, que resultou no livro "O Nosso Futuro Comum".

Essa Comissão foi responsável pelos preparativos da 2ª Conferência da ONU, a Eco-92 realizada no Rio de Janeiro, e consolidou a nova posição do Brasil sobre o tema Meio Ambiente.

Nos últimos 60 anos, Paulo Nogueira Neto tem fundado, participado e influenciado um sem número de entidades governamentais e da sociedade civil organizada na construção da agenda ambiental.

Recebeu mais de uma centena de homenagens e condecorações, incluindo o Prêmio Paul Getty, a principal láurea mundial no Campo da Conservação da Natureza, e o Prêmio Duke of Edinburgh 1997 da WWF Internacional.

Por tão extensa e valorosa carreira é reconhecido por inúmeros títulos: Amante das Abelhas, Grande Defensor da Fauna e Flora, Advogado da Natureza, Pioneiro da Conservação Nacional, Pai dos Biólogos, Defensor do Verde, Rei da Ecologia, Decano do Movimento Ambientalista do Brasil, Doutor Natureza, Mestre da Ecologia, Lenda Viva do ambientalismo etc.

Paulo Nogueira Neto reúne em sua belíssima biografia inumeráveis valores, princípios e conquistas. Republicano, federalista, democrático, intelectual, cientista, criacionista, idealista, pacifista, conciliador, solidário, bondoso, honesto, amante da natureza e das pessoas são alguns adjetivos que fazem parte de sua trajetória.

Como um verdadeiro Cristão, Paulo Nogueira Neto dedicou sua vida para fazer a diferença, pautando seus feitos nos ensinamentos bíblicos. Quem o conhece sabe que foi sua devoção aos Céus que direcionou suas ações, fazendo-o seguir intensamente o 1º Mandamento do Criador ao casal Adão e Eva: cuidar e manter em bom estado as plantas e animais do Jardim do Éden.

Perto de completar 94 anos, Paulo Nogueira Neto nos inspira com seu maravilhoso exemplo de vida profissional, familiar e pessoal, pois é um verdadeiro "Defensor do Éden".

Paulo Nogueira Neto manifestou sua fé e seu profundo amor à Deus em tudo que fez, sempre como um defensor da natureza e, acima de tudo, sabendo valorizar, respeitar e amar o ser humano!!!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas - TO, Fevereiro de 2016.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 04/02/2016
Reeditado em 16/02/2016
Código do texto: T5533309
Classificação de conteúdo: seguro