Campanha: "Um Nobel póstumo para Albert Einstein"

Pode apostar, é certeza de prêmio Nobel de Física para a equipe que usou a interferometria para fazer a detecção das ondas gravitacionais, algo que revolucionará o estudo da astrofísica daqui pra frente. Mas, se de fato ocorrer a premiação, penso que o justo seria Albert Einstein ter um Nobel póstumo, já que a distorção do espaço-tempo por força gravitacional é fundamento da Teoria da Relatividade Geral, que não foi reconhecida à época de sua publicação.

Peter Higgs teve a sorte de ver em vida a comprovação experimental de seu trabalho, pois sua teoria que concebeu um bóson elusivo de rápidas interações nucleares foi comprovada recentemente pelos experimentos do Grande Colisor de Hádrons, por duas equipes do CERN. Einstein não teve o mesmo reconhecimento, no tocante à Relatividade (recebeu um Nobel após a comprovação do Efeito Fotoelétrico, mas, para comprovar a Relatividade, grande trabalho de sua vida, não havia tecnologia disponível até agora).

Essa nova tecnologia, que permitiu a detecção das ondas de distoção terá implicações revolucionárias no nosso entendimento do univerno, ou dos multiversos, sabe-se lá. A radiotelescopia até então disponível só era capaz de nos "levar ao passado" uns 13,5 bilhões de anos, ainda relativamente distante do limiar do Big Bang, que se estima ter ocorrido há 13,7 bilhões de anos. A detecção das ondas de distorção gravitacional nos permitirão uma aproximação até UM SEGUNDO ou menos da grande explosão primal. A nova astrofísica acaba de começar. Parabéns a todos nós, humanos, que veremos grandes avanços nessa área, ainda no tempo de nossas vidas.