Uma mensagem na garrafa (EC)

NO INÍCIO DO MÊS, RECEBI ATRAVÉS DOS MARES DA INTERNET, A

SEGUINTE MENSAGEM:

"Caríssima Maria Mineira da Serra da Canastra Real, Mim faz um favor pra mim. Corte um pão assado no forno de um fogão a lenha, deposite em uma das bandas fatias finas de queijo da Canastra, cubra com a outra banda do pão, coloque o pires com o pão do lado de uma caneca de café passado em coador de pano, e escreva para mim sobre os aromas e sabores dessa deliciosa merenda. Saudade de ler você. Lindas sejam suas semanas."

Atendendo ao pedido do meu caro amigo Luiz:

Na varanda ao lado da casa, o forno de barro era aceso... As chamas crepitavam. Um feixe de ramo preso na ponta de um bambu servia para varrer o forno já no ponto. O perfume da vassoura de alecrim do campo se espalhava pelo terreiro e invadia toda casa. Alertava minha avó da hora de assar mais uma fornada de pão de queijo.

A casa dos meus avós tinha o cheiro do pão quentinho saindo do forno e o gosto do queijo feito ali mesmo na banca de madeira antiga. Eu era pequena e ficava em volta do fogão de cimento vermelho, olhando o alaranjado do fogo, estalando a lenha seca. Segurava a xícara de ágata enquanto ela passava o café fresquinho no coador de pano e despejava no bule de florzinhas. Naquele tempo na roça não havia garrafa térmica.

Que sabor incrível havia em tudo que era feito ali, por mais simples que fosse!

As lembranças me trazem o cheiro da cozinha de minha infância, dos doces de manga e goiaba no tacho de cobre, das compotas de figo na cristaleira, do tempero do almoço de domingo. A alegria e expectativa ao ouvir os causos à beira do fogão. Diante de um prato de bolinhos de chuva, posso ouvir a pergunta carinhosa de minha avó: – está com fome minha filha?

Tudo revivido em momentos preciosos. Cada sabor é um retorno às origens, carregada de sentidos e lembranças que vêm à tona. Como pitadas de um tempero mágico que dão um toque singular a vida.

Este texto faz parte do Exercício Criativo - Uma Mensagem na Garrafa

Saiba mais, conheça os outros textos:

http://encantodasletras.50webs.com/umamensagemnagarrafa.htm

Maria Mineira
Enviado por Maria Mineira em 25/04/2016
Reeditado em 25/04/2016
Código do texto: T5615750
Classificação de conteúdo: seguro