Um dia a pessoa se pergunta quanto ao seu eu ...

REFLEXÃO DIÁRIA: 29 DE ABRIL DE 2016

Para mim é óbvio que cada novo dia – junto com todas as suas pessoas e eventos – questiona-nos realmente, se nos submetermos ao teste. A pessoa carente e sem atrativos pergunta-me quanto posso amar. A morte de um ente querido pergunta-me em que acredito de fato a respeito da morte e como poderia enfrentar proveitosamente a perda e a solidão. Um belo dia ou uma bela pessoa perguntam-me quanto sou capaz de usufruir.

A solidão pergunta-me se realmente gosto de mim e de minha própria companhia. Uma boa piada pergunta-me se tenho senso de humor. Um tipo muito diferente de pessoa, com uma formação muito diversa da minha, pergunta-me se sou capaz de empatia e compreensão. O sucesso e o fracasso pedem-me para definir minhas idéias de sucesso e fracasso. O sofrimento pergunta-me se realmente acredito que posso crescer com a adversidade.

A crítica negativa dirigida a mim pergunta-me a respeito de minha suscetibilidade e auto-confiança. A devoção e a lealdade dos outros para comigo perguntam-me se me deixarei amar.

Sim, todos os dias nos questionamos de fato. No entanto, a maioria das respostas não nos ocorre automaticamente, porque as deixamos de quarentena, fora da vista.

A falta de atenção seletiva enterrou tantas de minhas lembranças, pensamentos e emoções em túmulos de obscuridade… Meu eu ilusório serviu de censor autonomeado, permitindo-me o contato apenas com os pensamentos e emoções considerados aceitáveis, mas não admitindo os pensamentos e emoções que ameaçariam minha identidade fictícia.

Texto de Para viver em plenitude

Publicado em Reflexão Diária em 29 abr 2016

30 abr 2016 às 5:28 pm, joão bosco Diz:

Seu comentário está aguardando moderação.

Uma homenagem sincera de João Bosco ao diretor:

Quem sou eu? A vida em forma de projeto e utopia – mosaico de possibilidades e desafios ao longo da vida para o futuro século e eternidade. Nascemos para morrer e renascer… Nascemos para a eternidade.

Uma bela e intrigante indagação.

A ser retomada a momentos da nossa busca de respostas originais, inquietas ponderações da idade e ponderações, e todos se perguntam de forma diferente. Objetos do pensar, sentir e imaginar… povoam a alma e a trajetória (in)consciente de peregrinos de cada época, cidade, tempo, espaço variado, Uma mesa, um lugar específica, um templo, uma praça, um quarto, uma escola… é tudo que se tem para alguns segundos de reflexão – sim, e questão flui sem uma gestalt a configurar – uma alma a crer, uma mente a sentir, um coração a filosofar, um passo a mais – talvez vacilante ou firme: – quem sou eu?

E sons internos, vozes veladas e ululantes estendem-se ecos além de um sombrio mundo: sou quem sou… Sou assim… Sou filhos de …. Nascido aqui…. além…. estranho e calmo em mim… amado ou não… aspiro ser conhecido, reconhecido, sinceramente abraçado…

Um projeto lançado na história ao lado de tantos outros episódios dos filhos dos homens e mulheres… Sou eu… um ser diferente, único, irrepetível… O tempo passa e pouco tempo depois, um bebê já um homem ou mulher…

Crescido(a) conjectura uma topografia e utopia a ser engendrada no momento certo: serão arautos do presente para o futuro se conseguirem se realizarem como gente, cidadãos ou homens e mulheres de fé.

______________________

Conselho do Dia

Este é o conselho que a Imitação de

Cristo lhe dá para hoje:

A doutrina de Cristo é mais excelente que a de todos os santos, e quem tiver seu espírito encontrará nela um maná escondido.

Sucede, porém, que muitos, embora ouçam frequentemente o Evangelho, sentem nele pouco enlevo: é que não possuem o espírito de Cristo. Quem quiser compreender e saborear plenamente as palavras de Cristo é-lhe preciso que procure conformar à dele toda a sua vida.

(Desprezo de todas as vaidades do mundo)

Imitação de Cristo: O Conselho que você precisa está aqui

http://www.imitacaodecristo.com.br/

Precisa de um Conselho para hoje?

http://www.imitacaodecristo.com.br O livro ‘Imitação de Cristo’ do Monge Tomás de Kempis irá te ajudar com o conselho certo …

http://www.imitacaodecristo.com.br/conselho_dia.php

J B Pereira e http://paroquiaimaculadaconceicao.com.br/reflexao-diaria-29-de-abril-de-2016/comment-page-1/#comment-5702
Enviado por J B Pereira em 30/04/2016
Código do texto: T5621181
Classificação de conteúdo: seguro