Levemente Limitada

Em abril de 2009, uma mulher meia desengonçada de 48 anos mostrou ao mundo que não há limites, nem mesmo para quem foi diagnosticada ao nascer com uma 'leve deficiência'. Os jurados do 'Britain's Got Talent' ficaram de queixo caído e o mundo inteiro se apaixonou por ela.

                                    

Durante toda sua vida, Susan Boyle ouviu que tinha uma 'leve deficiência' e desde que nasceu seus pais foram aconselhados pelos médicos a tocar o barco conforme os ventos. Em casa era tratada igual aos nove irmãos mais velhos e entre tapas e beijos a temporana Susan se virava muito bem. Mas, o mundo lá fora fazia de Susan o alvo perfeito para a prática do 'bullying'. Ela tentava expressar suas dificuldades aos professores mas não conseguia lidar com sua 'leve deficiência' e limitações. O único consolo que a menina recebeu veio de uma professora que lhe disse, "Deus dá a todos nós um dom Susan, e certamente você recebeu o seu". Enquanto imaginava qual seria o dom que Deus havia lhe reservado, Susan sofria com as brincadeiras maldosas e os xingamentos das outras crianças e até mesmo dos adultos.

Era difícil para Susan viver conforme os padrões estabelecidos pela sociedade. Era desengonçada, lenta e desligada e por causa do 'bullying', a auto defesa da Susan era ser grossa e mal educada. Fez inúmeros cursos profissionalizantes e chegou a trabalhar numa confeitaria mas odiou a experiência por que tinha dificuldade em lidar com os colegas e fregueses. Foi dispensada. Ninguém lhe dava uma chance por causa da 'leve deficiência' que tinha e também pelo seu comportamento anti-social. Sem emprego, passou a dedicar seu tempo integralmente à mãe, o que deixou seus irmãos tranquilos pois não tinham que se preocupar com a mãe já idosa e doente, nem com a irmã temporana, beata e 'levemente deficiente' que estava sempre em casa cuidando da matriarca. A mãe sempre incentivava aquela filha 'especial', principalmente a cantar os hinos da igreja. Até gravou um CD para arrecadar fundos para sua igreja mas mesmo assim, não foi o suficiente para seu dom ser reconhecido. Susan aceitava cantar nos encontros da igreja e festas da sua pequena cidade só para soltar a voz e ouvir os elogios das pessoas. Essas apresentações faziam muito bem á Susan e sua auto estima.

Após a perda da mãe, Susan percebeu que estava totalmente sozinha e que logo, seria submissa à vontade dos irmãos que moravam longe, e iriam querer controlá-la e mudar a sua vida. Ela resolveu então apostar na sua voz, se inscreveu no 'Britain's Got Talent' e deu no que que.

                                 

Em 2012, depois de ponderar muito sobre qual seria a sua 'leve deficiência', Susan resolveu fazer rigorosos exames para saber exatamente o que tinha. O diagnóstico revelou: Síndrome de Asperger mas a notícia só veio ao público no ano seguinte.

OBS: Síndrome de Asperger (SA), também conhecido por Transtorno de Asperger, é uma condição neurológica caracterizada por dificuldades significativas na interação social e comunicação não-verbal, além de padrões de comportamento repetitivos e interesses restritos. Difere de outros transtornos do autista pelo desenvolvimento típico da linguagem e cognição. Embora não seja fundamental para o diagnóstico, ser fisicamente desajeitado e ter uma linguagem atípica ou excêntrica são características frequentemente citadas pelas pessoas com a síndrome.

Na 5a Temporada do Grey's Anatomy, sua autora Shonda Rhimes apresentou a Dra. Virginia Dixon, cirurgã cardíaca que tem Sindrome de Asperger. A repercussaão foi tão positiva que a autora do seriado trouxe a médica de volta ao Grey-Sloan Memorial Hospital mais uma vez.
Calada Eu
Enviado por Calada Eu em 19/10/2016
Reeditado em 21/10/2016
Código do texto: T5796704
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.