SALVE, SALVE, SARAVÁ, SÃO JORGE!

* Nadir Silveira Dias

Venerado pela Igreja Católica, pela Igreja Ortodoxa, pela Igreja Anglicana, e pela Umbanda, São Jorge nasceu na Capadócia, atual Turquia, em dia não sabido do ano de 275 e morreu como Tribuno Militar e Conde da Capadócia, degolado por mando do Imperador Romano Diocleciano, no dia 23 de abril do ano de 303, com 28 anos, na Nicomédia, Ásia Menor.

Seu principal templo é na Palestina, em Lida, atual Israel, e suas festas litúrgicas são em 23 de abril e em 3 de novembro.

É Padroeiro da Inglaterra, Padroeiro da Catalunha e de Portugal, onde existe o Castelo de São Jorge, na freguesia de Castelo, em Lisboa.

Também é Padroeiro da Lituânia, Padroeiro da Cidade de Moscou, e, em caráter extraoficial, Padroeiro do Rio de Janeiro, título oficialmente atribuído a São Sebastião.

É Santo Guerreiro, Grande Mártir, e sua veneração alcançou meteórica ascensão a ponto de existirem já no Século V, cinco igrejas em Constantinopla dedicadas a São Jorge.

Somente no Egito, nos primeiros séculos após sua morte, foram construídas quatro igrejas e quarenta conventos dedicados ao Santo São Jorge.

Na Armênia, em Bizâncio, no Estreito de Bósforo na Grécia, São Jorge era inscrito entre os maiores Santos da Igreja Católica.

Em sua maioria, essas informações constam na Enciclopédia Livre Wikipédia.

Aliás, lembro, a propósito deste tema, que o meu ingresso no Periódico Torre de Pedra, fundado em 09.07.1980, enquanto Pesquisador, deu-se em 23.04.2004, firmado então pela ora saudosa amiga Maria Elaine Machado Torres, o que posteriormente me habilitou ao ingresso na ARI - Associação Riograndense de Imprensa, em 15.01.2009.

http://www.recantodasletras.com.br/homenagens/3628059

23.04.2017. - 14h30min

* Jurista, Escritor e Jornalista

Nadir Silveira Dias
Enviado por Nadir Silveira Dias em 23/04/2017
Código do texto: T5979033
Classificação de conteúdo: seguro